Dia de Campo apresenta vencedores da Avaliação a Campo da raça Angus

A Embrapa Pecuária Sul e a Associação Brasileira de Angus realizam no dia 23 de maio um Dia de Campo para apresentar os resultados da 4ª Prova de Avaliação a Campo (PAC) de reprodutores da raça. No evento, que acontece na sede da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé, será divulgado o desempenho dos animais que participaram da prova. Nesta edição, 19 touros permaneceram nos campos experimentais da Embrapa durante um período 224 dias. Segundo os organizadores da PAC, o ganho médio de peso dos animais foi de 691 gramas/dia.

Segundo o coordenador da PAC, o pesquisador Marcos Yokoo, o objetivo da prova de reprodutores da raça Angus é comparar, dentro de um mesmo ambiente físico, reprodutores de diferentes criatórios do sul do Brasil, com a finalidade de identificar animais superiores em termos de genética, para produção de carne em sistema de pastejo. Os animais permanecem nos campos experimentais por quase oito meses e convivem em um mesmo ambiente e com mesma oferta de alimentos, tornando possível avaliar quais são superiores a partir de parâmetros pré-estabelecidos. “Neste ano tivemos animais com desempenho excelente e com grande potencial para o futuro e na média os resultados podem ser considerados bem satisfatórios”, ressaltou o pesquisador.

Durante a prova são avaliados diferentes quesitos, definidos em conjunto entre a Associação Brasileira de Angus e a Embrapa Pecuária Sul, como ganho de peso diário, o ganho de peso total, morfologia, área de olho de lombo, gordura subcutânea, área escrotal entre outros. Os animais escolhidos para participar da PAC são selecionados pelos produtores e pela associação das raças entre os melhores touros. Para associação, a PAC representa uma excelente oportunidade para a melhoria genética dos rebanhos nacionais.

“A PAC associa, mais uma vez, a experiência da Embrapa à genética conhecida da raça Angus, a fim de identificar os melhores reprodutores. Com isso, é possível comprovar a superioridade destes animais, que são oriundos de diferentes criatórios e que, durante a prova, são submetidos às mesmas condições de pastejo, reconhecendo e premiando, assim, os criadores que primam pelo melhoramento genético da raça.” Afirmou a assistente técnica da Associação Brasileira de Angus, Jennifer Luzardo Teixeira.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.