Guatambu destaca conquista do 1º lugar na Prova de Avaliação a Campo de Reprodutores Hereford

Evento promovido pela Associação Brasileira de Hereford e Braford ocorreu no dia 9 de dezembro

Isadora Hermann Pötter (à direita), uma das proprietárias da estância, recebeu a premiação das mãos de Thaís Lopa

Na noite de 9 de dezembro, a Estância Guatambu recebeu, durante o jantar comemorativo de 55 anos da Associação Brasileira de Hereford e Braford, três importantes premiações, referentes ao 1º e 3º lugar na Prova de Avaliação a Campo de Reprodutores Hereford, e referentes ao 2º lugar da prova na categoria da raça Braford.

Realizadas pela parceria firmada entre a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e Embrapa Pecuária Sul, as PAC’s Hereford e Braford têm como objetivo difundir o uso da genética de touros comprovadamente melhoradores, testados e aprovados através de uma criteriosa prova de avaliação, contribuindo para o aumento da produtividade da pecuária no Brasil, bem como da qualidade da carne produzida através da utilização da genética de animais das duas raças.

Conforme Valter José Pötter, proprietário da Guatambu, a PAC é uma forma de medir genética entre os criadores, gerando opções reais para os clientes de touros, que buscam características diferentes, seguindo seus critérios de produção. “Estou satisfeito e feliz com o resultado. O grupo uniu cabanhas renomadas, com animais de grande qualidade. As características avaliadas pela prova são muito objetivas e corretas, contribuindo para a pecuária como um todo. É uma grande satisfação constatar que o trabalho da Guatambu na seleção de bovinos, ano após ano, é destacado em provas de produção oficiais. Isso indica que a opção do melhoramento utilizando recursos técnicos e científicos, como as avaliações genéticas das características produtivas, é um caminho consistente para se chegar a animais eficientes e produtivos”, comentou.

Pötter ressalta que “manter esta sólida regularidade de desempenho todos os anos que participamos do PAC nos dá segurança e confiança na estratégia escolhida, ainda mais por sabermos da seriedade e idoneidade dessa prova zootécnica promovida pela Embrapa e ABHB”. Isadora Hermann Pötter, uma das proprietárias da estância, recebeu a premiação nas mãos de Thaís Lopa (ABHB) e Luis Fernando Cardoso (Embrapa). 

Guatambu

Situada em Dom Pedrito, no coração do pampa gaúcho, a Estância Guatambu é uma empresa familiar dedicada a gerar produtos primários e agroindustriais.

Com aptidão de solo e clima privilegiados, a estância produz uma grande diversidade de produtos. Destaca-se pela utilização de tecnologia de ponta, tanto na agricultura, quanto na pecuária, sendo suas atividades centradas na integração de ambas. A pecuária de corte é desenvolvida com bovinos Polled Hereford e Braford, em ciclo completo, e ovinos Texel. Os produtos desta atividade são touros reprodutores superiores e carne de alta qualidade proveniente de animais precoces abatidos dos 14 aos 24 meses de idade, além dos cordeiros pampeanos.

Na agricultura, destaca-se a produção de arroz irrigado, milho irrigado com pivô central, soja, sorgo, sementes forrageiras e uvas viníferas. Em 2009, a Guatambu intensificou suas atividades na vitivinicultura, iniciada em 2003, estreando na produção de vinhos finos com o lançamento do vinho Rastros do Pampa. Em 2013, inaugurou sua vinícola enoturística.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.