Valorização dos vinhos da Metade Sul é defendida durante seminário

Com o objetivo de apresentar temas relevantes para o desenvolvimento e a valorização do setor da vitivinicultura na Metade Sul do Rio Grande do Sul, realizou-se na quinta, 05, no Clube Comercial, em Bagé, o 9º Seminário de Vitivinicultura. O evento reuniu centenas de pessoas entre pesquisadores, produtores, acadêmicos, empresários e técnicos. O Seminário visava divulgar os “bons vinhos que são produzidos na nossa região”, segundo o presidente do Comitê de Fruticultura, Adelino dos Santos. Para ele, os vinhos da Metade Sul do Estado são tão bons quantos os uruguaios, argentinos e chilenos, no entanto “nós pecávamos na divulgação”.

Atualmente, são desenvolvidas ações voltadas a publicações em rádio, jornais e televisão, que visam ao aumento de visibilidade da produção regional. Em dez municípios já foram capacitados 600 garçons, voltando-se o trabalho aos vinhos finos.

Já o Secretário Estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), Cláudio Fioreze, falou sobre as potencialidades da região em diversos segmentos, tais como a produção de grãos e a pecuária. No entanto, ele ressalta a importância do setor rural, que “dá sustentação ao desenvolvimento do país. É o campo, o único capaz de democratizar o desenvolvimento e o crescimento do país. Desta forma, é preciso que haja um ponto de equilíbrio”, argumenta o secretário. Por fim, Carlos Paviani, do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) falou sobre as ações do Instituto para o desenvolvimento da vitivinicultura, onde abordou assuntos ligados à receita tributária. A última palestra consistiu na apresentação da experiência da Serra Gaúcha e o potencial para a Metade Sul do Estado, através da produção de suco de uva orgânico.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.