Sexta-feira, 04 de Outubro de 2013

Parceria

A realização de um trabalho conjunto foi ponto comum nas reuniões dos empresários santanenses com as autoridades locais. Os representantes das entidades empresariais se dispuseram, por exemplo, a elaborar e apresentar um projeto visando a uma parceria do Executivo com a comunidade, para a recuperação das calçadas na área central. As reuniões também abordaram questões como trânsito, estacionamento, camelôs, entre outros.

Coperforte

A disputa pela presença da Coperforte ganhou destaque também nas conversas entre os representantes das entidades empresariais e as autoridades locais. O presidente da Câmara, Dagberto Reis, propôs que ACIL, CDL e Sindilojas façam manifestações em favor da destinação das instalações da antiga Cooperativa Santanense, no bairro São Paulo, para a cooperativa de leite. Essa conquista poderá ser determinante para a permanência da Coperforte em solo santanense.

Free Shop e desenvolvimento

Os presidentes da ACIL, Sérgio Oliveira, da CDL, Mozart Hillal, e do Sindilojas, Pablo Escosteguy, acompanhados pelo vice-presidente regional da Federasul, Victor Hugo Fialho, e outros diretores das entidades, entre os quais Emerson da Rosa, Antônio Righi e Raed Schweiki, e os professores universitários Ney Edilson Nogueira e Luiz Edgar de Araújo Lima, cumpriram agenda com autoridades do município nesta semana, para discutir aspectos relacionados ao melhoramento visual do centro da cidade e também para combinar um encontro no qual se pretende esclarecer as principais dúvidas sobre o sistema de free shop que será implantado, em breve, na cidade. Na quarta, foram recebidos pelo prefeito Glauber Lima e, ontem, combinaram com o presidente da Câmara, Dagberto Reis, um encontro que deve ser realizado no próximo dia 10, para o qual devem ser convidados todos os legisladores, para falar sobre a regulamentação dos free shops.

Confraternização

O  ex-deputado Cláudio Diaz, que preside o diretório municipal do PP da cidade de Rio Grande, recebe amigos, correligionários e apoiadores, em jantar que será realizado nesta sexta-feira, 4, a partir das 20h30, no salão de festas da CDL, na rua Duque de Caxias. O encontro vai reunir lideranças de Livramento e Rivera, entre as quais Tito Riesgo, Guido Machado e Richard Quintanilla. A intenção de Diaz é agradecer principalmente às pessoas que acreditaram nele e o ajudaram na campanha para a Câmara Federal, ao mesmo tempo em que já articula a discussão de uma pauta regional de ações.

Mineração em debate

Depois que o Governo Federal levantou o regime de urgência do projeto de lei que institui o Marco Regulatório da Mineração, exatamente com o objetivo de proporcionar um debate mais profundo sobre o assunto pela sociedade brasileira, ontem, foi a vez da Assembleia Legislativa gaúcha colocar o tema na agenda pública. O presidente da Companhia Riograndense de Mineração, Elifas Simas, aproveitou o espaço para fazer um alerta aos deputados integrantes da Comissão Especial que discute o tema. Citou, especificamente, contradições do texto proposto pelo Governo, a exemplo da elevação,  para 4%, da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais, o famoso imposto da mineração – que atualmente está na casa dos 0,2% a 3%. Como o imposto representa importante fonte para a arrecadação dos municípios, que abocanham 65% do total da receita, as autoridades pensam que o aumento do percentual será refletido na arrecadação das Prefeituras, mas não percebem que, na ponta final, o impacto sobre o preço do carvão e consequentamente da energia será muito negativo, alertou Elifas.  

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.