Caminhada e atividades recreativas marcam a abertura da Semana Binacional do Idoso

Animação, muito movimento e bom humor dos idosos marcaram o início da programação, que se estende até a próxima sexta-feira

O mundo muda, a sociedade se transforma e, consequentemente, os idosos também estão diferentes, mais participativos, espertos e dispostos a levar a vida numa boa, o que significa ter mais saúde e disposição. Embalados pelas músicas e orientados pela equipe de educadores físicos do Sesc, dezenas deles levantaram poeira, no Parque Internacional, ontem à tarde, das 14h às 16h. Primeiro um aquecimento e, depois, uma caminhada em torno da praça, e retornaram continuando com atividades recreativas. Assim, oficialmente, foi aberta a Semana Binacional do Idoso, que continua até o dia 4 de outubro. 

Maturidade Ativa

O Programa Sesc Maturidade Ativa tem como objetivo promover a qualidade de vida e o envelhecimento ativo de pessoas com idades a partir de 50 anos. No projeto, os participantes reúnem-se para conviver, divertir, confraternizar, aprender, desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. “A velhice está na cabeça de cada um”, disse Odette Santanna, que faz parte do grupo Maturidade Ativa, que reúne aproximadamente 100 idosos, em Livramento. 

Terapia

Santa Olibia, (centro), acompanhada de integrantes do grupo Gente Ativa e a coordenadora Elaine Lucas

Uma das primeiras a participar do grupo é Sirlei Machado, 73 anos, funcionária pública aposentada. Para ela, participar do Maturidade Ativa é uma terapia. “Chega de idoso com depressão e viver somente em casa”. Nuria Milan, de 60 anos, salienta que sempre gostou da convivência em grupo e que depois que se aposentou continuou e participar de todas as oficinas. “Os tempos mudaram e, hoje, os idosos são mais ativos que os jovens”, salientou. 

Gente Ativa

Elaine Lucas, coordenadora municipal da Saúde do Idoso, disse que compareceram representantes dos grupos do Armour, Centro do Idoso e Santa Cruz, que somam mais de 150 integrantes. Uma delas, Santa Olibia Rodrigues, há 5 anos participa das atividades. Muito festejada pelas integrantes do grupo, afirmou que quando recebeu o convite para participar, andava depressiva, mas logo foi se integrando. Hoje, não falta a nenhum encontro e, por recomendação dos filhos, tem sempre a companhia da neta e da filha de criação Andreia. Santa Olibia trabalhou durante 36 anos como merendeira, na escola rural Rafael Vieira. 

Integrantes do grupo Maturidade Ativa, do Sesc

Entusiasmo

Jany Maria Serpa, 63 anos, está no Gente Ativa do Armour há pouco tempo, estimulada pela filha mais nova. Para ela, a convivência tem ajudado a superar a dor da perda da outra filha, há dois anos, e do esposo, há poucos meses. “Estou preparada para participar de toda a Semana do Idoso”, falou entusiasmada.

Nesta segunda-feira, haverá um passeio até a Estação Cultura, às 14h, e show com Juliano Moreno, às 16h. Na terça-feira, às 14h, acontece a caminhada Binacional, com saída do Parque Internacional, com destino à Praça Flores, local onde haverá shows artísticos.

 

 

.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.