Caminhada Binacional pelos direitos da criança e adolescente

Caminhada iniciou no Parque Internacional e atravessou a Fronteira, passando pelas ruas uruguaias

Aconteceu na última sexta-feira, 16, a Caminhada Binacional pelos direitos da criança e do adolescente. O ponto de encontro foi no Parque Internacional. Participaram do evento diversas entidades brasileiras e uruguaias. Nos Bombeiros Mirins teve a participação de 18 crianças. De acordo com a soldado Vega, Coordenadora do projeto no 10º Comando Regional de Bombeiros, após os integrantes assistirem à apresentação do palestrante Sérgio Levi , que divulgou materiais explicativos contra a violência doméstica, as crianças foram motivadas para participarem da caminhada, que tem como principal objetivo combater crimes como a pedofilia e conscientizar as próprias crianças, apresentando maneiras de prevenção a possíveis situações de perigo.

A caminhada iniciou no Parque Internacional e atravessou a Fronteira, passando por diversas ruas uruguaias e retornando ao parque. Participaram o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, Bombeiros Mirins, Escola Nepomuceno Vieira Brum, Escola Hector Acosta, Patrulha Motoriza e Pelotão Mirim do 2º RPMon, PROSEPA, Secretaria Municipal de Trânsito, Departamento de Trânsito da Intendência de Rivera, Conferência São Vicente de Paulo, Cidade de Meninos, Obra Social Mandubi, INAU, ADIS, Centro Abierto de Rivera e IN Mujeres – MIDES.

DECLARAÇÃO DA ONU COM OS PRINCIPAIS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 

1- A criança deve ter condições para se desenvolver física, mental, moral, espiritual e socialmente, com liberdade e dignidade.
2- A criança tem direito a um nome e uma nacionalidade, desde o seu nascimento.
3- A criança tem direito à alimentação, lazer, moradia e serviços médicos adequados.
4- A criança deve crescer amparada pelos pais e sob sua responsabilidade, num ambiente de afeto e de segurança.
5- A criança prejudicada física ou mentalmente, deve receber tratamento, educação e cuidados especiais.
6- A criança tem direito à educação gratuita e obrigatória, ao menos nas etapas elementares.
7- A criança, em todas as circunstâncias, deve estar entre os primeiros a receber proteção e socorro.
8- A criança deve ser protegida contra toda forma de abandono e exploração. Não deverá trabalhar antes de uma idade adequada.
9- As crianças devem ser protegidas contra prática de discriminação racial, religiosa ou de qualquer índole.
10- A criança deve ser educada num espírito de compreensão, tolerância, amizade, fraternidade e paz entre os povos.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.