Exposição “Sua Obra Vive…” marca a abertura da Semana Binacional da Mulher

O evento conta com a presença de autoridades, mostra de obras da artista plástica Claudia Sastre (in memorian) e apresentações artísticas

Artista plástica Claudia Sastre

A exposição “Sua Obra vive…”, que marca a abertura da Semana Binacional da Mulher, acontece hoje, às 19h, no saguão da Prefeitura Municipal, promovida pelo gabinete da Primeira-Dama, Varínia Lado, em uma homenagem póstuma à artista plástica Claudia Sastre. O período de visitação se estenderá do dia 1° até o dia 8 de maio.

Primeira-Dama Varínia Lado, organizadora da exposição que homenageia a artista plástica Claudia Sastre

A abertura do evento contará com discurso do Prefeito Municipal Glauber Lima, participação da família de Claudia, autoridades da Intendência de Rivera, interessados por arte e comunidade santanense. Após, haverá apresentações artísticas de dois apoiadores, Academia Lampert, com solo de ballet clássico, e o conservatório Wolfgang.

Para a realizadora da exposição, Varínia Lado, a importância de homenagear o trabalho de Claudia Sastre é fundamental. “Ela foi minha amiga íntima, e representa a mulher batalhadora, pois foi uma artista plástica de grande significado, por ter uma obra lindíssima, que caracteriza muito bem o significado dessa Semana Binacional da Mulher. Sua formação foi na Associação Cultural Gente de Arte, em Livramento, e também na Universidad de La República, em Rivera, onde estudou artes plásticas. Através dessas características, todas as suas obras retratam a Fronteira”.

A mostra contará com 15 obras de Claudia, representando várias fases de seu trabalho na área de artes plásticas, com técnicas mistas sobre madeira de demolição, colagem com blister sobre eucatex, óleo sobre tela e acrílico sobre tela.

Obra de Claudia Sastre que retrata a cidade, intitulada “Armour”.

As fases do trabalho de Claudia retratam períodos da cidade, algo muito próximo a todo fronteiriço, e a preocupação com o meio ambiente. Com a técnica de reaproveitamento de madeira de demolição, ela realizou trabalhos de colagens com blister sobre eucatex, e nessa técnica, quem observar atentamente, perceberá que os trabalhos intitulados “Tigre”, “Águia” e “Equilíbrio” são embalagens de remédios que ela tomava um ano antes de descobrir que estava com câncer.

Segundo informações obtidas através da organizadora, Varínia Lado, as telas de Claudia, representadas no convite, são uma maneira de homenagear e dar ênfase para alguns trabalhos que já não estão mais em Livramento, e que simbolizam a fase que a própria artista define como “minha terra”, retratando Livramento e Rivera.

Quem resolver prestigiar a exposição terá a oportunidade de contemplar as obras de Claudia Sastre e as apresentações artísticas. Para confraternizar o início da Semana Binacional da Mulher, será servido ao público um coquetel.

Tigre: técnica de colagem blister

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.