Dagberto visita Promotora e pede rápida conclusão de procedimento de apuração

Durante a visita, Dagberto conheceu a estrutura organizada pela Promotora na Defesa Comunitária

O presidente da Câmara Municipal realizou, na tarde de quinta-feira, 26, uma visita de caráter extraordinário à promotora de Justiça Rosi Barreto, que responde pela Defesa Comunitária – Promotoria de Justiça Especializada em Livramento, entregando a ela cópia da Resolução da Mesa da Câmara, aprovada e incluída no Regimento Interno no ano passado, que estabelece o horário do expediente do Poder Legislativo na parte da manhã. Acompanhado pela procuradora jurídica da Câmara, Lindora Yebra, Dagberto explicou à Dra. Rosi que, por experiência própria, inclusive, concorda que a realização das sessões pela manhã permitem agilizar o processo legislativo, uma vez que as decisões ainda podem ser encaminhadas com celeridade porque se trata do mesmo horário do expediente da Prefeitura.

Em entrevista a uma rádio local, a Promotora havia questionado se o funcionamento da Câmara, na parte da tarde, oportunizaria a participação de maior público nas sessões ordinárias nas quais são discutidos e votados projetos de interesse comunitário. Para ela, começando após as 18h as sessões poderiam contar com as presenças de trabalhadores que, em razão do horário de seus trabalhos, não podem comparecer às sessões às 11h. Dagberto lembrou, porém, que a Câmara já teve sessões no fim da tarde durante um longo tempo, “e mesmo assim, infelizmente, não se consegue uma presença mais significativa de público, a menos que se trate de um tema de interesse direto de uma determinada categoria, que aí, sim, mobiliza seus integrantes para acompanhar e pressionar os vereadores”. 

Assunto principal

Além da entrega do documento, Dagberto deu ênfase especial, durante a visita, para um outro assunto. “A razão principal da minha visita é pedir-lhe que acelere a conclusão do procedimento preparatório sobre essa questão do comentário feito pelo vice-prefeito Edu Olivera, que está sendo usado como um verdadeiro terrorismo político contra a Câmara. Tenho o máximo interesse em esclarecer definitivamente esse assunto, tanto que determinei que todas as informações que a Senhora nos pediu fossem dadas imediatamente, o que aconteceu antes mesmo do prazo que a Senhora determinou. Se há outras dúvidas, se precisar outras informações, pode pedir, Doutora, porque eu já disse: na minha gestão não há absolutamente nenhum segredo na Câmara, mas peço-lhe que isso seja agilizado, porque estão usando de modo eufemisticamente, afirmando que há uma investigação contra a Câmara como se o Poder Legislativo tivesse algum crime a esconder, e posso lhe afirmar que, nesta gestão, não existe”, afirmou. 

Surpresa

A Promotora se mostrou surpresa “com todo esse bafafá que estão fazendo”. Ela lembrou que, de fato, existe o procedimento preparatório para investigar o comentário feito pelo vice-prefeito Edu Olivera, “mas não é nada demais”. “O vice-prefeito falou isso publicamente e o MP tem o dever de apurar essa denúncia. Pedi as informações à Câmara e vocês responderam rapidamente. Só que, devido à grande quantidade de atividades sob minha responsabilidade, no momento, não pude dar continuidade. Mas é apenas isso. Não há mais nada além disso”, confirmou ela, ratificando o que já havia dito na entrevista à rádio e que foi publicado no jornal A Plateia, de que as informações haviam chegado até o MP mas, “em razão do grande volume de serviço, e por estar atuando na promotoria de Defesa Especializada, na condição de substituta, está sendo extremamente desgastante dar conta de toda essa demanda”.

A promotora aproveitou para convidar o Presidente da Câmara a fazer uma visita às instalações da Promotoria de Defesa Comunitária, onde está conseguindo dar uma ordem e organização ao imenso número de processos dos mais variados tipos, através da identificação de cada tipo por diferentes cores. Além disso, as autoridades conversaram, também, sobre um antigo projeto da Promotora, que é de revitalização e embelezamento do principal acesso à cidade. Em clima de grande cortesia, Dagberto, mais uma vez, ratificou a disposição da Câmara de Vereadores de prestar todas as informações necessárias para a total transparência na gestão administrativa.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.