Codesul quer monitorar foco da aftosa

Fantasma da aftosa volta a rondar as fronteiras brasileiras

Os quatro estados que integram o Conselho de Desenvolvimento da Região Sul (Codesul), juntamente com o Ministério da Agricultura, montarão uma estratégia comum de ação para enfrentar a ameaça gerada pelo foco de aftosa encontrado no Paraguai. A decisão foi tomada em reunião realizada na tarde desta quarta-feira, durante visita do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, ao secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi.

As estratégias serão discutidas nesta sexta- -feira, a partir das 8h30min, na sede da superintendência Regional do Ministério da Agricultura, com a participação de representantes das secretarias da Agricultura dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, contando também com a presença do ministro Mendes Ribeiro Filho. Conforme o ministro, serão tomadas todas as medidas necessárias para impedir que a doença ultrapasse a fronteira brasileira.

“Não seremos omissos, pois da última vez pagamos muito caro pela incidência da febre aftosa”, garantiu Mendes Ribeiro Filho. O Governo Federal, através do Ministério da Agricultura, vai ser parceiro da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio em obras de revitalização do Parque de Exposições Assis Brasil. A garantia foi dada pelo ministro Mendes Ribeiro ao secretário Luiz Fernando Mainardi.

Também estão previstas ações conjuntas de apoio ao setor vitivinícola, ao programa de recuperação de solos e de apoio à liberação dos recursos provenientes de emendas parlamentares para o Programa de Rastreabilidade Bovina.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.