Segunda etapa contra aftosa registra 97,93% de cobertura vacinal

Vacinação: Secretaria divulga, finalmente, os números

A segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa, ocorrida em novembro passado, registrou cobertura vacinal de 97,93% do rebanho de 5 milhões de bovídeos, de zero a dois anos de idade. Os dados divulgados na segunda-feira, 6, pelo Departamento de Defesa Agropecuária (DDA) da Secretaria da Agricultura, apontam, ainda, que o índice foi maior do que todas as campanhas passadas.

Uma das razões do total se deve à mobilização de produtores, entidades de classe, à imprensa e ao serviço veterinário oficial, segundo a veterinária Graziane Rigon, do DDA.

Durante esse período, a fiscalização da Seapa visitou 17,7 mil propriedades, o que abrangeu 456 mil animais. A intenção era garantir a correta aplicação e a eficácia da vacina.

Nesta etapa, o Governo do Estado investiu R$ 3,6 milhões, totalizando 2,2 milhões de doses destinadas a produtores enquadrados nos critérios do Pronaf ou da pecuária familiar. Das 270 mil propriedades envolvidas, pelo menos 77% receberam vacinas gratuitas.

Produtores que não comprovaram ou não vacinaram seus rebanhos nos prazos estabelecidos pelo Estado devem procurar a Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA), onde possuem cadastro – até regularizar a situação, eles estarão impedidos de movimentar e comercializar animais.

A imunização é obrigatória há mais de dez anos no RS. Faz parte de um conjunto de ações para a manutenção de zona livre de aftosa. Conforme Graziane, a boa cobertura não deve reduzir a atenção quanto à vigilância. “Sempre existe risco da introdução de vírus”.

Mesmo obrigatória, ela sugere que os produtores só comprem animais com Guia de Trânsito Animal (GTA) e mantenham-se alertas aos sinais clínicos da enfermidade. Caso encontre animais babando e mancando, comuniquem à IDA da cidade ou região. “A doença (febre aftosa) afeta animais de casco fendido, como bovinos, bubalinos, caprinos e suínos”. Na primeira fase, concluída em maio, a vacinação, feita em todo o rebanho, obteve 97,7% por cento de cobertura de total de pelo menos 14 milhões de animais.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.