Prorrogado prazo para vacinação contra a febre aftosa

O Ministério da Agricultura autorizou, na quinta-feira (24), a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) gaúcha a prorrogar, até o dia 8 de junho, o prazo de vacinação contra a febre aftosa.

O pedido do órgão estadual foi feito em função dos problemas ocorridos com a empresa Ouro Fino, que havia vencido o processo licitatório, o que forçou o chamamento da segunda colocada e provocou atraso na entrega das vacinas que são distribuídas gratuitamente pelo Estado aos beneficiados pelo Pronaf e aos pecuaristas familiares. “Esperamos contar com a consciência dos pecuaristas para que continuem fazendo a sua parte para que consigamos manter a aftosa longe das fronteiras gaúchas”, destacou o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi.

Vacina

A Inspetoria Veterinária e Zootécnica da Seapa em Livramento confirmou que está à disposição – a partir de sexta-feira, 25 – a vacina gratuita contra a febre aftosa para produtores enquadrados no Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf) e que possuem até 100 cabeças bovinas. Os criadores inseridos nessa condição devem comparecer à IVZ, levando documento de identificação, isopor e gelo, bem como já devem ter declarado seus animais ou deverão fazê-lo no momento do comparecimento. “O município está com índice vacinal em torno de 51%, o que é considerado baixo, mas acreditamos que com a entrega das doses gratuitas e a presença dos produtores que ainda estão inadimplentes, nesta próxima semana, deverá haver incremento nos números. Com os produtores que vierem até a Inspetoria comprovar sua vacinação estaremos chegando próximo dos índices desejados em Livramento” – diz a médica veterinária Karen Arevalo, da IVZ santanense. Ela acrescenta que esse chamamento está sendo feito aos produtores, pois a demora prejudica a obtenção de índices confiáveis dentro do prazo determinado pela Seapa, prejudicando o agronegócio no município, no Estado e no Brasil.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.