Sexta-feira, 13 de Setembro de 2013

Tradição na rede mundial

Foi marcado para o próximo dia 19, no CTG Presilha do Pago, o lançamento do livro “Dos galpões ao blog – Os causos do Cebolinha”, do santanense Fernando Amado. Além de crônicas sobre o cotidiano político e social do País e do mundo, e de homenagens a figuras ilustres da história de Livramento e região, a obra traz também histórias pitorescas, frutos da vivência interiorana do autor. Cebolinha cria personagens baseados em pessoas simples, na sua maioria campesinos, que mesmo em tempos de internet, ainda levantam cedo, ligam o rádio, fazem a ordenha, usam fogão a lenha, riem e divertem-se em carreiradas e canchas de jogo do osso nos fins de semana. É deles a riqueza da linguagem usada na obra. Ao autor cabe a sensibilidade de transformar em letras, prender em páginas, a simplicidadede uma observação bem humorada, uma tirada inteligente, quase imperceptível, dita entre dentes ou em um causo repassado, entre um mate e outro, por diversas gerações. 

Pedreira vencida

Importante a conquista, por parte da Associação Santanense de Proteção aos Animais-ASPA, de um local para a instalação definitiva de sua sede e estrutura onde acolher e tratar animais abandonados pelas ruas da cidade. É histórica a luta dos integrantes da Associação e importantíssimos os vários apoios recebidos ao longo das diligências pela conquista de uma área. Literalmente, uma verdadeira pedreira de dificuldades, que finalmente chegam a bom termo, com a cedência exatamente do terreno da antiga pedreira do município. Sem pais e ao mesmo tempo com vários pais, como bem lembrou o vereador Jansen Nogueira, que intermediou junto ao prefeito Glauber Lima a agilização na cedência da área para instalação da sede da ASPA. Além de solucionar uma conhecida carência no município, a solução encaminhada demonstra que é possível equacionar problemas de grande magnitude, através da soma de esforços de todos os agentes sociais.

Na mídia nacional

Vem granjeando reconhecimento cada vez maior o trabalho desenvolvido na presidência da Companhia Riograndense de Mineração-CRM pelo santanense Elifas Simas e seus colaboradores nas unidades de Minas do Leão e Candiota. A atuação da CRM mereceu especial atenção de publicações especializadas no setor de mineração e economia, neste ano de 2013. A Revista Brasil Mineral de julho classificou a CRM como uma das cem maiores mineradoras do Brasil e a primeira no segmento carvão. Já o Anuário Brasileiro de Sustentabilidade na Mineração, publicado pela Revista In The Mine, aponta a CRM como uma das 21 empresas destaque no setor socioambiental. E, coroando o sucesso da CRM, agora o Instituto Amanhã divulgou o ranking das 500 maiores empresas do Sul do País e as cem maiores do Rio Grande do Sul, onde a CRM ocupa a primeira posição no setor siderurgia e mineração, como mais rentável e terceira em receita bruta.

Armas

O acadêmico do curso de Relações Internacionais do Campus local da Unipampa, Rafael Masson Rocha, representa o projeto de extensão Grupo de Práticas em Direitos Humanos e Direito Internacional, até hoje, na quarta Reunião de Estados Partes da Convenção sobre as Munições Cluster (4MSP-CCM), em Lusaka, capital da Zâmbia. O estudante integra a delegação das ONGs Mines Action Canada (MAC) e Cluster Munition Coalition, que visa à promoção da proteção internacional da pessoa humana, por meio da extensão universitária, buscando através de atividades acadêmicas a alteração da sociedade, a partir de temas que envolvam o desarmamento.

Dias de rodeio

A Coordenadoria Municipal de Tradicionalismo, em conjunto com entidades tradicionalistas filiadas, promove nos dias 21 e 22 próximos, o 2º Rodeio Gaúchos do Pampa, tradicional atividade campeira do mês de setembro e uma das principais atrações da programação da Semana Farroupilha. O evento será realizado na “Cidade da Tradição” José Rufino de Aguiar Filho, a antiga Chácara da Prefeitura, com apoio da Prefeitura, com o objetivo de oferecer momentos de confraternização entre o homem do campo e suas lidas e os gaúchos da cidade. Haverá provas de gineteada, laço, mateada, praça de alimentação e parque de diversão inflável. A decisão sobre a data atende pedido dos peões de estâncias e de santanenses que virão de outras regiões na Semana Farroupilha.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.