Empresa Kopp retira do município 18 lombadas eletrônicas e 4 pardais sem funcionamento desde sua implantação

Após denúncia feita em janeiro de 2011, pelo Fantástico, sobre a “Máfia dos Radares”, Livramento cancelou contrato e solicitou que fossem retirados os radares da cidade

Funcionários da empresa Kopp recolhendo os radares do município

Dois anos se passaram e, somente na manhã de ontem, 10, a empresa Kopp recolheu das vias urbanas do município, 18 lombadas eletrônicas e 4 pardais instalados desde 2011, sem funcionamento desde sua implantação. A empresa já vinha com contrato cancelado desde aquela época, pela Prefeitura. O serviço foi suspenso devido à possibilidade de existência de uma “máfia dos radares”.

Caminhão carregado com os radares eletrônicos retirados do município

Os contratos com empresas de radares e lombadas eletrônicas foram cancelados em Livramento e em outros municípios do País, após a reportagem do programa Fantástico, da TV Globo, que denunciou a existência de superfaturamento, em 13 de janeiro de 2011. O ex-coordenador do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) do Rio Grande do Sul, na época, Paulo Aguiar, foi detido sob suspeita de beneficiar uma empresa.

Wainer Machado, na época prefeito de Livramento, cancelou o contrato com a empresa Kopp e solicitou que fossem retirados os radares e as lombadas do município. O diretor municipal de trânsito de Sant’Ana do Livramento, na época, Adroaldo Barreto, se pronunciou declarando que “de fato não havia irregularidade comprovada”. Os atuais gestores, procurados pela reportagem, preferiram não se manifestar a respeito do assunto.

A concorrência iniciou em 2009, a partir da divisão do território brasileiro em 12 lotes, dos quais a Kopp obteve a concessão de dois. O primeiro compreende o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O primeiro contaria com 138 lombadas eletrônicas, 96 pardais e 18 caetanos – que flagram motoristas que avançam o sinal vermelho – ao longo de suas BRs. As lombadas das BRs continuam em funcionamento, pois são de responsabilidade do Governo Federal.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.