Câmara aprova aumento de cadeiras

Intensos debates antecederam a votação realizada na sessão de ontem, quando sete, dos dez vereadores, votaram favoravelmente à proposta

Sete vereadores foram favoráveis à proposta colocada em votação nesta quarta-feira

A Lei Orgânica Municipal já garante para o ano de 2013, o aumento de mais cinco vagas no Legislativo Municipal, em razão do coeficiente eleitoral . Mas, na sessão plenária realizada na noite de ontem, com a presença de um significativo número de representantes da comunidade, foi aprovado por maioria, a criação de mais duas cadeiras, totalizando 17 vagas para as próximas eleições.

Os vereadores contrários à proposta de aumento do número de cadeiras, Bernardo Fontoura (PSDB), Nelmo Oliveira (PSB) e Edu Olivera (DEM), foram unânimes na justificativa de que 15 vereadores são suficientes para bem representar a comunidade, sem causar gastos excessivos ao erário público.

Bernardo Fontoura, Edu Olivera e Nelmo Olivera votaram contra a proposta

O vereador Nelmo Oliveira justificou seu posicionamento, apresentando o resultado de uma pesquisa que fez com cerca de 100 pessoas da comunidade, onde 92% se mostraram contrárias ao aumento do número de vereadores. Já os vereadores que votaram favoravelmente às 17 vagas, ressaltaram a importância de uma maior representatividade dentro do Poder. O vereador Dagberto Reis (PT), por exemplo, disse que votar contra a proposta, significaria “ferir de morte a democracia”.

O vereador Lídio Mendes comentou que também realizou uma pesquisa, e que neste período justificou à comunidade o porquê de seu voto favorável. Segundo ele, a Câmara tem maior poder de fiscalização do Executivo. O presidente Sérgio Moreira, ao concluir a votação e também justificar seu voto favorável, anunciou para a próxima segunda-feira, a segunda e conclusiva instância de votação do projeto.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.


9 Comentários

  1. jhenrique82

    Não sou tão apocalíptico, quando saí de Livramento em 2005, não havia em Livramento uma Universidade Federal (confesso que não sei quantos alunos conta atualmente), não havia uma usina eólica, além de outros empreendimentos de sucesso de santanenses que acreditam em nossa querida terra. Queiramos ou não admitir, houve algum movimento e articulação dos parlamentares que lá estão. A distância torço muito por Livramento, pois afinal de contas meus familiares ainda estão aí.

  2. Nanda Lvto

    É realmente uma pouca da vergonha, não há necessidade de mais vereadores em Livramento, o objetivo de vocês é colocar mais gente de seu partido na bancada e beneficiarem a si próprio dando cargo pra fulano e cilclano e garantir votos para o ano seguinte de eleição. Eu como muitos tive que sair de Livramento em busca de oportunidades de emprego mas acompanho os acontecimentos e infelizmente não fico nada satisfeita com o que veijo, a cidade esburacada, novas empresas nem pensar… e cada vez mais o povo santanense abandonando seu lar e familiares… é vergonhoso isso para não baixar o nivel, escreveria muito mais senhores vereadores e espero que pelomenos leiam, só Deus sabe como acabara nossa cidade !!! Meu nome é Fernanda Dias

    • Jose Itagibe

      Concordo plenamente contigo as pessoas tem que procurar emprego para nossa juventude que a cada dia migra pra outros centros e nao arrumar “boquinha” pra politico e apadrinhados. Estes senhores antes de aumentar o numero de vereadores deveriam dar uma passadinha na Praça Jose Bonifacio por volta das 16h nos finais de feriadao, pra ver as centenas de pessoas que estao retornando para outros centros por falta de oportunidade em livramento. è triste e vergonhoso.

  3. personagem

    Mais gente para “ajudar ” o dinheiro publico. Parabens senhores vereadores! Os senhores são uns baita  ”Sacaneadores do povo”.  Mas ano que vem tem eleição vou lembrar do que votaram a favor, para fazer campanha contra estes sem escrupulos. Se os que tem ja tão desviando, imagina mais…

  4. jhenrique82

    A justificativa de aumento da representatividade é válido pois uma maior pluralidade de pensamentos e ideias melhor representarão a sociedade santanense. No entanto, não se pode ter situações de uso indevido de combustíveis da câmara por exemplo. O mau uso dos recursos públicos é inadimissível.

  5. Bako

    Se 10 não fazem nada!! Vai ter mais gente pra fazer nada. Os vereadores de Livramento só sabem fazer homenagens e lembra de datas;;; Projeto que é bom nada;;

  6. betopress

    nossssaaaaaaaa, pra que mais, chega, para por ai mesmo, já basta, pobre livramento, to longe mas com o coração ai, pobre povo, poxa que pena isso que fazem com nossa cidade, mesmo que não faça mais parte da cidade, tenho um amor muito grande pela terra, mas vejo com tristeza isso tudo que acontece ai, lamentável, mas, é uma maneira de encher os bolsos, a custa de vocês, cidadãos santanenses, fiquem com Deus e que ele os ajude…

  7. linneu

    Que vergonha mais gasto do dinheiro publico pra nada, pra que aumenta se os que ja estão la não fazem, literalmente nada, alias so uma coisa gastar a gasolina com verba publica ai sim eles fazem bem.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.