Quinta-feira, 05 de Setembro de 2013

Zona morta

Foi confirmada para o próximo dia 13, às 9h, a realização de audiência pública promovida pelos integrantes da CPI da Telefonia da Assembleia Legislativa, para ouvir os relatos dos usuários de Livramento, em especial sobre a questão da chamada “zona morta”, localizada entre a cidade e a vizinha Quaraí. Esta semana, a CPI deu início aos trabalhos de oitiva dos depoimentos de usuários e de representantes das próprias operadoras de telefonia.
A audiência em Livramento será realizada no salão nobre da Associação Comercial e Industrial de Livramento-ACIL, no 4° Andar do edifício Palácio do Comércio.

Bate pronto

Foi uma – indispensável – demonstração de respeito à sociedade a iniciativa do secretário Carlinhos Fernandes, da Agricultura, de procurar os meios de comunicação para esclarecer o caso do transporte de gado sem as necessárias guias ou notas. Confirmou o erro e disse que, alertado, tratou imediatamente de corrigi-lo, submetendo-se à correspondente multa. Tirante a questão administrativa, porém, importante é que não deixa em branco uma pergunta da população, imediatamente exposta a uma gama de boatos e a diferentes tipos de interpretação sobre o mesmo fato. Esclarecer tudo – rapidamente – é sempre o melhor caminho.

Quase na pauta

Cresce a possibilidade de que seja votada, já na próxima semana, a proposta do deputado estadual Frederico Antunes para a sustação da cobrança do chamado “Imposto de Fronteira”. Ontem, o teor do Projeto de Decreto Legislativo, de número 03/2013, foi publicado no Diário Oficial da Assembleia Legislativa. Originado no Ato 109/2013, o projeto susta definitivamente a cobrança da diferença da aliquota de ICMS dos micro e pequenos empresários gaúchos. De acordo com o deputado Frederico Antunes, toda a movimentação se iniciou através das ações do movimento “Chega de Mordida”, integrado pela CDL Porto Alegre, Federasul, Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo (AGV) e o Movimento Lojista integrado pelos CDLs e Associações Comerciais e Industriais do interior do Estado.

Pró ou contra

O Governo alega que a cobrança é necessária para garantir aos produtos gaúchos igualdade na concorrência com similares de outros estados, mas isso igualmente deixa os produtos vendidos nos comércios do Rio Grande do Sul mais caros do que os mesmos produtos em outros Estados, ou seja, em situação desfavorável de concorrência.

Mobilização

A causa da mobilização lojista é a extinção da cobrança do Diferencial de Alíquota-DIFA. Transformado em PDL, o requerimento de Frederico Antunes já poderá ser votado a partir de segunda, 9. O deputado defende, com razão, que as entidades envolvidas devem se manter mobilizadas para conquistar essa vitória, fundamental para o varejo.

Parceria

Mais uma vez, confirmou-se, neste mês de agosto a tradicional parceria da APAE com a loja Franco Giorgi. Com o objetivo de contribuir para os projetos e atividades da entidade, a empresa dá um exemplo de otimização de sua presença no mercado, e elabora cartões ilustrados com desenhos feitos pelos alunos das APAEs, que são distribuídos a seus clientes, em alusão ao Dia dos Pais. Em contrapartida, a loja doa 1% do montante arrecadado durante o mês para a instituição, que atende alunos com deficiência mental ou múltipla. Bela e exemplar iniciativa.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.