Prefeito confirma aumento no percentual de investimento na área de Saúde pública

Ontem pela manhã eram apenas possibilidades, mas ao meio-dia, considerado um furo de reportagem no programa Canal Livre, da RCC FM, Glauber Lima fez a confirmação

Em Esteio, Glauber Lima, na foto com o governador Tarso Genro, confirmou o aumento do percentual para a saúde na LDO

Glauber Lima tem repetido que quer se tornar conhecido por ter, pelo menos, equalizado o problema da Saúde em Sant’Ana do Livramento.

E nesse sentido, confirmou, ontem, que estará aumentando o investimento financeiro nesse segmento, em conformidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que foi entregue para que os vereadores façam sua apreciação.

Mesmo com a ausência do Prefeito, que estava ontem em Esteio, participando da Casa de Sant’Ana, no parque Assis Brasil, o projeto que dá o norte no que se refere à administração financeira, precedente à elaboração do orçamento para o próximo ano, já está sendo disponibilizado para que os legisladores locais possam apreciar. Reduzir as extremas carências que a população vivencia, quando se trata de saúde na atualidade, é, para Glauber Lima, um foco.

A constatação, antecipada pelo programa Canal Livre, ontem: haverá aumento no percentual de investimento público municipal na Saúde.

O primeiro mandatário confirmou. Será 20% o percentual dos recursos públicos destinados à Saúde, segundo deixou claro o prefeito Glauber Lima. 

Entrega na Câmara 

“Nós fechamos e entregamos, hoje (ontem), no Legislativo, as diretrizes, a LDO, e realmente estamos ampliando o investimento para 20% na área de Saúde” – ratificou Glauber Lima. A Constituição da República Brasileira estabelece que o percentual deva ser, no mínimo, de 15%.

“Entendemos que somente dessa forma é que vamos conseguir cumprir com nossos objetivos previstos para o setor de saúde. O Constitucional é 15%, mas vamos a 20%. Pode ser um pouco menos, um pouco mais até, mas nessa margem. É a forma de custear, gradativamente, os investimentos necessários” – ressaltou o mandatário.

A partir dessa iniciativa, é que, conforme entende o Prefeito, será possível à administração municipal implantar, por exemplo, custeando, a Estratégia de Saúde da Família (ESF), qualificando as unidades básicas e melhorando a atenção básica para a população santanense, pois é sabida e notória a dificuldade em termos de atendimentos, urgências, transporte, tratamentos, exames, entre outras questões. 

Acolhimento 

“É nosso compromisso central, sem que nós nos descuidemos das articulações com o Estado e com a União para a saúde curativa, a Santa Casa, enfim. Para nós, isso expressa um compromisso que firmamos. Saúde é nosso foco e já temos excelentes notícias” – ressaltou.

Glauber Lima faz referência à segunda-feira, quando assumem em Livramento três médicos, Maria Helena Padilha e Ronaldo Padilha, santanenses, e mais Hassan Salman, que já no dia 2 estarão trabalhando, e no dia 16, uma outra médica santanense, Patrícia Raquel, que completará o quarteto de profissionais pagos pelo programa Mais Médicos, da União.

O gestor municipal complementa, salientando que esses novos médicos passarão a atender 40 horas, 8 horas por dia, com dedicação exclusiva para a comunidade, com salários custeados pelo governo federal. “Isso é uma extraordinária conquista para nós, pois passaremos a contar, na nossa rede, com quatro médicos com atendimento básico e temos muito a comemorar. Estarei organizando, na segunda-feira, um ato de acolhimento a eles, com a secretária Natália (Steinbrenner, da Saúde).

HENRIQUE MACHADO BACHIO
henriquebachio@jornalaplateia.com

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.