Inicia debate em torno de um possível hospital binacional

Prefeito Glauber Lima e intendente Marne Osório avançaram no debate com a ministra da Saúde Pública do Uruguai, que levou proposta a Montevidéu

Edu Olivera, vice-prefeito; Glauber Lima, prefeito municipal, a ministra de Saúde do Uruguai, Susana Muniz; e o intendente Marne Osório

Hospital binacional. Transformar um sonho em uma perspectiva é a tarefa, a partir de agora, de Marne Osório e Glauber Lima. Intendente e prefeito já deram o primeiro passo, conversando com a ministra da Saúde Pública do Uruguai, Susana Muñiz, durante uma reunião na intendência, a fim de trabalhar a possibilidade de realizar os encaminhamentos visando constituir as probabilidades para que a proposta tenha êxito, por se tratar de um pleito das duas cidades.

Acompanhado do vice-prefeito Edu Olivera, Glauber Lima expôs à ministra Susana elementos que são peculiares à Fronteira, como os atendimentos de brasileiros no Uruguai e de uruguaios no Brasil. Reconhecendo que trata-se de uma ideia ousada, até pelo ineditismo, mas considerando que é plausível e possível desde que exista vontade política de ambos os governos, o Prefeito argumentou que tanto ele quanto seu colega riverense, Marne Osório, estão, desde já, fazendo todos os esfoços possíveis no sentido de materializar esse objetivo.

Autoridades das duas nacionalidades debateram sobre a possibilidade de tornar realidade a proposta surgida na Fronteira

Glauber Lima e Edu Olivera foram acompanhados, no encontro, pelo secretário Carlos Eduardo Miranda Alves, responsável pelas Relações Institucionais e Captação de Recursos.

Marne Osório também fez alusão à importância de uma iniciativa conjunta do gênero, proporcionando que Rivera e Livramento registrassem a construção de um hospital binacional na Fronteira.

O prefeito santanense pondera que um hospital binacional de alta complexidade tornaria Livramento e Rivera referências em suas respectivas regiões, abrangendo um público aproximado de 500 mil pessoas, beneficiando pacientes que muitas vezes precisam recorrer a localidades distantes para serem atendidos, como Montevidéu e Porto Alegre, por exemplo, sem falar em outras localidades do estado riograndense. “Estamos atentos à possibilidade de implantação de um hospital binacional em nossa Fronteira. No que depender de nós, faremos o possível para agilizar este processo,” ressaltou o mandatário santanense.

“A ministra da Saúde do Uruguai, Suzana Muniz, foi muito receptiva à proposta apresentada pelo intendente Marne Osório e por mim, de criação de um Hospital Público Binacional. O assunto será levado ao Fórum de Alto Nível Brasil/Uruguai, que se reunirá em novembro, em Montevidéu” – disse o primeiro mandatário local.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.