Quinta-feira, 29 de Agosto de 2013

Ao martelo

Com mais de 40 anos de atividade rural e larga experiência como leiloeiro, o ex-deputado Cláudio Diaz, que é vice-presidente do Sindicato dos Leiloeiros Rurais gaúcho, foi o mestre de cerimônia na entrega do “Martelo de Ouro”, a cinco leiloeiros gaúchos, por completarem 25 anos de atividade. Entre eles, o santanense Luigy Lopes Rodrigues, um dos mais representativos integrantes da diretoria do Sindicato Rural de Sant’Ana do Livramento. O evento foi realizado pelo Sindicato dos Leiloeiros Rurais e Farsul, na Expointer. Diaz também foi homenageado, por ser o mais antigo leiloeiro rural em atividade no RS.

Relações legais

Começa a ganhar corpo uma mobilização local para diminuir – se não acabar, definitivamente – um problema verificado há muitos anos em Livramento, que é a falta de uma fiscalização mais efetiva e frequente das relações trabalhistas no comércio local. É inegável o fato de que historicamente ocorreram abusos do tipo pagamento de salários inferiores ao piso da categoria e até mesmo a não-remuneração do trabalho nos dias feriados e fins de semana. Aliás, este é um aspecto que muito prejudica a economia local, tanto a empregados, quanto aos próprios empregadores que querem trabalhar regularmente, mas aproveitar o grande fluxo de turistas que diariamente chega à cidade. Em outras palavras, prejudica as pretensões de Livramento de tornar-se um destino turístico que ofereça opções de compras também no comércio local, e não apenas um corredor de passagem para as lojas riverenses. As próprias lideranças empresariais concordam que ações isoladas comprometem o todo, e nesse sentido, quando o sindicato dos comerciários tranca iniciativas que visam à liberação do funcionamento do comércio, não há muito o que dizer, a não ser lamentar e reclamar da generalização. Sem fiscalização, os abusos ocorrem, principalmente em alguns estabelecimentos “típicos” de fronteira, e sob a alegação da proteção dos trabalhadores, impede-se a abertura de todos os comércios. Por isso, é importante a designação de novos fiscais do Ministério do Trabalho para Livramento. Essa questão deverá, inclusive, ser tema de audiência pública, assunto que foi discutido ontem, em reunião do presidente da Câmara, Dagberto Reis, que já vem tentando essa designação junto à Superintendência do MT no Estado, com o presidente do Sindicato dos Comerciários, João Carlos Gonzales, e líderes da categoria.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.