Sexta-feira, 23 de Agosto de 2013

Laços

O coordenador da Coordenadoria Municipal de Tradicionalismo-CMT, Sergio Munhoz, deverá participar da posse da diretoria da Federação Gaúcha de Laço, que acontecerá durante a Expointer deste ano, em Esteio. Represendo a CMT, Munhoz faz parte da atual diretoria da Federação e a CMT passará a utilizar o regulamento campeiro da entidade.

Apoios

A Federação, recentemente criada, inicou suas atividades com muita força e aceitação pelos gaúchos dos quatro cantos do Rio Grande. Segundo Munhoz, o objetivo da CMT, em filiar-se à Federação, é fortalecer as entidades tradicionalistas filiadas à coordenadoria, buscando, dessa forma, estar representada também na Capital do Estado. O presidente da FGL, Cleber Quadros Vieira, em recente visita a Livramento, se comprometeu na ajuda de busca de recursos para a 32ª Campereada Internacional, que ocorrerá em maio de 2014.

Na linha

Estão a todo vapor – e a cada dia surgem novos – os proejtos para a exploração do potencial ferroviário local. Em reunião na manhã de terça-feira, o presidente da Câmara de Vereadores, Dagberto Reis, e o suplente de vereador Sérgio Moreira, junto ao consultor Cleo Magalhães, autor do Projeto Trem do Pampa, receberam o representante da OAB de Dom Pedrito, Antonino Irigaray, o vereador Douglas Peralta, do PSDB pedritense, e o representante do GGCOM, entidade da comunidade pedritense, José Marchese, que buscam apoio para um novo trajeto e o definitivo retorno do trecho Livramento-Dom Pedrito-Bagé-Porto de Rio Grande, considerada a ligacão mais curta e rápida para chegar ao grande porto, com o calado de maior profundidade e capacidade para exportacão. Essa proposta faz ressurgir a possibilidade de que toda a carga de Rivera e Livramento passe por fora da cidade até o Porto Seco, onde poderá ser implantado um terminal rodoferroviário, alfandegando todas as cargas. Outro assunto tratado foi a utilizacão do trem turístico de Livramento a Dom Pedrito, tornando-se, na segunda etapa, um Trem Regional. O apoio foi total do Presidente da Câmara, que pediu a Moreira que acompanhe o assunto. Na próxima segunda, inclusive, acompanhado pelo vice-prefeito Edu Oliveira, Moreira pretende solicitar formalmente ao superintendente do Porto de Rio Grande a doação da máquina para o trem turístico. 

Discussão política

Fica difícil acreditar em esclarecimento objetivo da comunidade sobre as vantagens e desvantagens de uma eventual adesão da Santa Casa ao modelo 100% SUS quando o debate a respeito fica refém dos filtros ideológicos, partidários ou sectários. Infelizmente, é o que parece estar acontecendo. Talvez a solução para a crise da Santa Casa – seja 100% SUS ou qualquer outra – passe por uma intervenção mais incisiva e atuante da sociedade, através de seus poderes constituídos, a exemplo da que resultou em objetivo encaminhamento de solução para o problema da ocupação da praça Flores da Cunha, mesmo que essa solução ainda careça ainda de efetivação. O caminho foi apontado e terá que ser trilhado por imposição judicial, independente inclusive de qual “P” esteja no poder. Diante das dificuldades de encontrar uma saída para a histórica crise da Santa Casa, não seria um alívio a polarização da discussão em campo neutro, técnico e com visão sistêmica do interesse de toda a comunidade? 

Contato regional

 O presidente da Executiva do PP de Rio Grande, ex-Deputado Cláudio Diaz, que recentemente deixou o ninho tucano pela hoste progressista, a convite da Senadora Ana Amélia Lemos, vem articulando contatos nos municípios da zona sul e fronteira oeste. O vereador Carlos Nilo Coelho Pintos, líder da bancada do PP na Câmara de Vereadores, recebeu a visita da assessora do ex-deputado, a jornalista santanense Cibele Silva, com quem conversou sobre o momento político atual e perspectivas futuras. O teor da conversa, obviamente, incluiu o pleito de 2014, já que Diaz é pré-candidato a Deputado Federal.

Livro

O jornalista e escritor santanense Juremir Machado da Silva deverá lançar seu livro sobre a vida do ex-presidente João Goulart, no período de desterro imposto pelo regime militar a partir de 1964, no plenário que homenageia o histórico trabalhista, na Câmara de Vereadores de Livramento. A convite da Presidência da Casa e do Memorial Ivo Caggiani, Juremir vai autografar “Jango – a Vida e a Morte no Exílio”, em sessão a ser realizada na primeira semana de setembro, no Plenário João Goulart. O coordenador do Memorial Ivo Caggiani e diretor geral da Câmara, Joabhyr Alves Vares, já encaminhou correspondência ao jornalista formalizando o convite. 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.