Câmara faz homenagem à CUT pelos 30 anos de lutas dos trabalhadores

Representações de diversas entidades sindicais locais marcaram presença na manhã de ontem

Gilbert Gisler, Aquiles Pires, Maria Helena Duarte, Tatiane Marfetan e, ao fundo, Germano Camacho

A o fim da sessão de ontem, na Câmara de Vereadores, foi realizada uma homenagem de parte do legislativo santanense à representação local/regional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), pelos 30 anos de representatividade dos movimentos de trabalhadores em várias categorias sociais. A sessão solene foi conduzida pelo vereador Dagberto Reis (PT), atual presidente da Câmara de Vereadores, que também já foi dirigente sindical, tendo permanecido à frente do Sindicato dos Radialistas local durante vários anos.

Jansen Nogueira, Dagberto Reis e Lídio Melado Mendes

Luiz Henrique Alves Pereira, dirigente da CUT, representante do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo de Sant’Ana do Livramento, fez uso da palavra, pautando sua fala pelo histórico da luta que vem sendo desenvolvida pelos trabalhadores das várias categorias profissionais, associados aos movimentos sociais, por intermédio da Central Única dos Trabalhadores.

O dirigente sindical fez um agradecimento pela homenagem que a entidade estava recebendo naquele momento, destacando que isso fortalece a base de trabalho e amplia a responsabilidade social da entidade para com a classe trabalhadora. Participaram da homenagem representantes de diferentes sindicatos, como o das domésticas, dos servidores públicos municipais, dos professores, dos trabalhadores na saúde, dos radialistas, entre outros.

Ivan Garcia, Jason Flores, Hanney Cavalheiro e Carine Frassoni

Secretário de Política Social da CUT-RS, Luiz Henrique Alves Pereira, representou a Central na solenidade destacando também que o maior legado da entidade nestes 30 anos é o reconhecimento da base. “A CUT representa os trabalhadores nas mais variadas regiões e localidades, em cada canto do nosso Brasil, com a propagação da ideia de luta incansável nos mais longínquos lugares, onde existem trabalhadores, há sindicatos cutistas”- manifestou. Destacou também que a CUT está presente em nove dos 13 municípios da região da Fronteira Oeste gaúcha.

Os 30 anos da CUT foram o mote para a realização do ato solene ao fim da sessão legislativa, tendo havido a distribuição de bonés vermelhos com a logomarca da entidade para cada um dos legisladores presentes, como gesto de agradecimento à homenagem prestada pelo Poder Legislativo.

Luiz Henrique Pereira, dirigente da CUT, ontem, na Câmara

A homenagem foi uma proposta do petista Aquiles Pires, ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo (Sitramico) e advogado dos movimentos sociais há vários anos, o qual fez uso da palavra em nome dos legisladores, ressaltando a fundamental importância da união dos trabalhadores e a solidariedade existente entre os vários sindicatos cutistas, seja no que se refere às mobilizações de lutas, seja no que diz respeito à defesa das causas de cada categoria. Aquiles Pires também foi enfático ao falar do orgulho de representar, em âmbito legislativo, todo os movimentos sociais, pois sua origem política é efetivamente, a causa dos trabalhadores e mobilizações das comunidades em defesa de seus direitos.

 

.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.