Câmara presta homenagem à comunidade negra

Sessão Solene fez referência ao Dia da Consciência Negra e condecorou líder ferroviário, fundador do clube Farroupilha e carnavalesco João Conceição

Grande número de representantes de entidades prestigiou a sessão, realizada na tarde de ontem

Foi marcada pela emoção a homenagem prestada, nesta quarta-feira, 20, ao ferroviário aposentado, fundador e ex-presidente do clube Farroupilha, e carnavalesco João Conceição, na Câmara de Vereadores de Livramento. Ele foi a primeira pessoa homenageada com a medalha Zumbi dos Palmares, comenda instituída este ano pelo Poder Legislativo para reconhecer aqueles que se destacam na luta pela igualdade racial e pela projeção da cultura afro-descendente.

A homenagem foi prestada durante sessão solene comemorativa ao Dia da Consciência Negra, com as presenças de autoridades e representações de entidades de luta pela dignidade e igualdade racial. O presidente da Câmara, Dagberto Reis, autor da proposição para criação da medalha Zumbi dos Palmares e da proposta do nome de Conceição para ser o primeiro condecorado com ela, destacou sua satisfação de ter o Plenário ocupado por um número bem significativo de pessoas. Ele lembrou a importância da presença marcante do homenageado na luta pela valorização da participação do negro na construção da sociedade, tanto no campo econômico, quanto na política e na área cultural, especialmente em relação ao carnaval.

João Conceição agradeceu pela homenagem recebida da Câmara

Pai do ex-vereador e professor João Batista Conceição, que o acompanhou na sessão solene, João Conceição agradeceu a homenagem recebida. “Não sei se me dirijo ao senhor como presidente ou apenas como Dagberto, um amigo de tantas horas e com o qual tenho tido a honra de conviver”, brincou ele. Após os pronunciamentos, ele recebeu do presidente e dos vereadores presentes a medalha. A convite do presidente da Câmara, Dagberto Reis, acompanharam a entrega da comenda os vereadores Aquiles Pires, Jansen Nogueira, e Itacir Soares, do PT, Maria Helena, do PDT, Tatiane Marfetan, do PTB, Jason Flores, do PMDB, e Ivan Garcia, do PSB. O vereador Gilbert Gisler esteve no início da sessão mas teve que se retirar. Não compareceram os vereadores Carine Frassoni e Hanney Cavalheiro, do PMDB, Germano Camacho e Lidio Mendes, do PTB, Mauricio Galo Del Fabro, do PSDB, Carlos Nilo e Danúbio Barcellos, do PP, e Hélio Bênia, do PSB.

A secretária de Turismo, Denise Toledo, chegou às lágrimas ao lembrar de várias outras sessões em homenagem ao Dia da Consciência Negra realizadas com o Plenário “quase vazio”. Ao fim da sessão, integrantes da diretoria da Associação Santanense Negritude pela Igualdade Racial-ASNIR pediram autorização para entregar uma camiseta da entidade a João Conceição.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.