125º Aniversário do 7º RCMec

Solenidade cívico-militar alusiva à data marca início das comemorações da Semana do Soldado no município

Pátio de Formaturas do 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado, “Regimento Brigadeiro Vasco Alves Pereira”

Na manhã de ontem, 19, foi realizada, no Pátio de Formaturas do 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado, “Regimento Brigadeiro Vasco Alves Pereira”, uma solenidade cívico-militar em comemoração aos 125 anos do 7º de Cavalaria. A cerimônia contou com a presença de autoridades civis e militares do Brasil e do Uruguai, militares da reserva, familiares de militares do Regimento e convidados.

Daniel Badra recebeu, da mão do Comandante do 7º RCMec, “Diploma de Amigo do Regimento”, reconhecimento aos relevantes serviços e apoio irrestrito dispensado ao “Regimento do Cerro do Depósito”

Uma formatura geral, com a presença de autoridades e, inclusive, homenagens a militares e personalidades civis, marcou a comemoração da data, esta semana. Formatura, jantar-baile, e temporada hípica da Fronteira da Paz, serão alguns dos eventos em comemoração ao Dia do Soldado no município.

Durante o evento, foi entregue o Diploma de Amigo do Regimento, em reconhecimento aos relevantes serviços e ao apoio irrestrito dispensado ao “Regimento do Cerro do Depósito”, aos seguintes representantes da comunidade santanense:

Sr. Cristiano Vasconcelos da Silva – Chefe de Policiamento Ostensivo da PRF; Sr. Daniel Badra – Fotógrafo – Arena Sports; Sra. Ediana Larruscain – Intérpetre Vocal; Sr. Gilmar Stocker – Policial Rodoviário Federal; Sr. Jadir Pires – Fotógrafo – jornal A Plateia; Sr. Major João Suly Carpes Mazzucco – Comandante do 2º RPMon; Sr. José Antônio Rodrigues – Produtor Rural; Sr. Maurício Castro Carrilho – Usina Eólica Cerro Chato; Sr. Milton Barbo Vieira – Empresário Local; Sr. Raul Cândido da Trindade Paixão Coelho – Analista do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade; Sr. Regis Silveira Limana – Policial Rodoviário Federal; Sra. Rosa Maria Rodrigues Lando – Responsável pela 1ª subsede da 2ª Comissão Brasileira Demarcadora de Limites; e Sra. Sandra Mara Iturbibe Chipollino – Presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer.

Na cerimônia, também foi entregue aos Oficiais e Praças integrantes da Organização Militar, a Medalha Brigadeiro Vasco Alves Pereira, destinada a premiar os militares do Exército que, por dedicação, abnegação ou realização de trabalho útil, tenham se destacado pelo esforço em prol do engrandecimento do 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado.

História do 7º RCMec

Jadir Pires, fotógrafo do jornal A Plateia recebeu o “Diploma de Amigo do Regimento”, em reconhecimento aos relevantes serviços e apoio irrestrito dispensado ao “Regimento do Cerro do Depósito”

Sua origem está ligada ao 9º Regimento de Cavalaria Ligeira (9º RCL), criado pela Princesa Isabel, por meio do Decreto nº 10015, de 18 agosto de 1888, tendo sua primeira sede em Ouro Preto-MG e contando com quatro Esquadrões. No início de 1889, foi transformado em 9º Regimento de Cavalaria (9º RC) naquela mesma localidade. Em 15 de novembro de 1889, formou ao lado de Deodoro da Fonseca uma coluna para proclamar a República. Foi transferido, em 1894, para o Rio de Janeiro-RJ, onde em 1908, com a extinção do 9º RC, seus 1º e 2º Esquadrões constituíram o 13º RC – naquela Capital Federal – e os 3º e 4º vieram a formar o 15º RC, com nova parada em Itaqui-RS.

O 15º RC, em 1915, foi novamente transferido para Sant’Ana do Livramento, tendo se instalado no aquartelamento localizado à Rua 24 de Maio – o qual anteriormente sediara o extinto 10° Regimento de Cavalaria e local onde, atualmente, se encontra a 2ª Bia AAAé -, e que fora construído no período de 1911/14. Ainda em 1915, o 15º RC absorveu mais dois Esquadrões – do então extinto 16º RC, sediado em Dom Pedrito – RS, voltando a contar com quatro subunidades.

O 15º RC, por meio de Decreto de 11 de dezembro de 1919 teve sua denominação alterada para 7º Regimento de Cavalaria Independente (7º RCI), o qual, em 11 de agosto de 1926, mudou-se para o seu atual aquartelamento, no Cerro do Depósito, cuja construção iniciara em 1923.

O 7º RCI participou das lutas internas de 1923 (Rev olução no RS), 1924 (Revolução Paulista), 1930 (Revolução Getulista), 1932 (Revolução Constitucionalista). Na II Guerra Mundial, vários de seus elementos integraram a Força Expedicionária Brasileira (FEB).

Pelo Decreto nº 21134, de 15 de maio de 1946, o 7º RCI passou a denominar-se 7º RC, e em 1° de janeiro de 1972 foi mecanizado, passando a ter a sua atual denominação de 7º REGIMENTO DE CAVALARIA MECANIZADO (7º RCMec).

A Bandeira do 7º RCMec foi agraciada pelo Presidente da República através do Decreto de 16 de agosto de 1971 – de 18 de agosto de 1971 -, com a medalha Ordem do Mérito Militar.

O Estandarte Histórico do Regimento foi aprovado através da Port. Min. nº 409, de 29 de abril de 1987 e foram-lhe concedidas a Medalha da Vitória, pela Associação dos Ex-combatentes do Brasil, em 28 de outubro de 2002 e a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes, pela Associação dos Veteranos da FEB, em 18 de dezembro de 2002.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.