OS 101 anos do 2º Regimento de Cavalaria Montada

Solenidade,  foi realizada na sede do Regimento e contou com a presença de diversas autoridades, entre civis e militares

Ten. cel. Mazzucco recebe Homenagem de Reconhecimento do prefeito Glauber Lima e do vice-prefeito Edu Oliveira

Aconteceu no início da noite de ontem, no 2º Regimento de Polícia Montada da Brigada Militar, em Livramento, a formatura alusiva ao aniversário de 101 anos do Regimento. Durante o evento, foram homenageados militares e civis, que durante este período agregaram para promoverem o desenvolvimento do Regimento. Entre eles, estão o Coronel Silanus Mello; o Coronel Alfeu Freitas; o Tenente Coronel Antonio da Silva; o Major Cristiano Pickrodt; a Capitã Karla Incerti; os 1º Tenentes Roberto Vasconcelos, Luis Ruisdias; os 1º Sargentos, Debora Suarez, Antonio Prestes, Valmir Duarte, Luis Silva e Jorge Rodrigues; os 3º Sargentos, João Marquesan, Paulo Alves e Carlos Dias; os Soldados, Mari Silva, Veranice Lombardy, Jaci Furtado, Rogério Corrêa Alves (In Memorian), Jaci Furtado, Nefferson Fenski, Carlos Silva e José Dias; o Prefeito Municipal, Glauber Lima; o Juiz da Vara Criminal, Gildo Adagir Junior; o Promotor de Justiça, Davi Lopes Junior; o coordenador Regional de Auditoria Municipal, Jorge Eduardo Freitas; o Delegado Chefe da Receita Federal, Adilson Valente e João Gabriel, do Hotel Emirates.

História

Em 4 de fevereiro de 1913, nesta data à 101 anos, através de ato do Comandante Geral da Brigada Militar, Cel. Cypriano da Costa Ferreira, foi criado em Sant’Ana do Livramento, o 2º Regimento de Cavalaria. A proposição do filho de Sant’Ana visava à criação de um Regimento de Cavalaria para vigiar a área de Fronteira. Assim, em 4 de fevereiro de 1913, o Presidente Antônio Augusto Borges de Medeiros, autorizou a criação do 2º Regimento de Cavalaria. Em 15 de outubro de 1921 foi inaugurado o prédio que abriga até a atualidade o 2º RPMon, sendo ocupado em 27 de março de 1922, por determinação do governo do estado.

Tendo exercido suas funções constitucionais, apaziguando os fatos iniciais, desenvolvendo suas atividades exclusivamente na área rural. Já na segunda década do século XX, teve participação efetiva nos combates dos movimentos revolucionários, de 1923 à 1932. Teve no seu batismo de fogo em 1923, no município de Lagoa Vermelha. Pela bravura e ousadia efetiva no Combate da Ramada, travando uma batalha no município de Palmeiras das Missões, pelo seu efetivo, o 2º Regimento conquistou o título de “O Heróico”, dado pelo Coronel Emílio Lúcio Esteves, Comandante das Tropas Legalistas. Juntamente com os heróicos integrantes do período bélico do regimento, destacaram-se duas mulheres, Frutuosa Silveira e Zeferina Dias, as quais combateram nas campanhas de 1923 e 1924. Em 1930, participou da revolução que levou Getúlio Vargas ao Governo Federal. Na atualidade, comanda o regimento o Tenente Coronel João Suly Carpes Mazzucco, fazendo parte da área de responsabilidade territorial, também as cidades de Rosário do Sul, Alegrete, Manoel Viana, São Gabriel, Santa Margarida do Sul e Vila Nova do Sul.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.