Troca de bandeiras nos 71 anos do parque
Ato está previsto para iniciar às 10h desta quarta-feira, em caso de tempo estável na Fronteira

Como ocorreu no ano passado, solenidade de troca das bandeiras foi realizada por militares do Brasil e Uruguai e assistida por autoridades e população dos dois países
Hoje o Parque (ou praça, como preferem os uruguaios) Internacional está comemorando 71 anos. Até ontem, ao encerramento gráfico desta edição, não havia sido divulgada programação oficial com série de atividades, exceto pela solenidade de troca de bandeiras que estará sendo desenvolvida, na manhã desta quarta-feira, a partir das 10h (11h no Uruguai) junto ao Obelisco da Paz, com as presenças de bandas de Livramento e Rivera. Para o ato também foram convidadas autoridades representativas de entidades, instituições e órgãos públicos dos dois países.
O desenvolvimento do protocolo, a exemplo do que ocorreu no ano passado, deverá registrar locutores uruguaio e brasileiro, bem como frações do Exército Brasileiro e do Exército Uruguaio.
A tendência é de que o ato cerimonial obedeça a um protocolo nos mesmos moldes do que ocorre em todo o território nacional.
O ato inicia, protagonizado por militares dos dois países que formam a guarda de honra aos pavilhões, com a soltura das respectivas adriças de cada mastro, seguindo-se o arriamento das bandeiras.
Após, é realizada a dobradura dos estandartes dos dois países, sendo os mesmos retirados de cena. Ingressam as novas bandeiras, cujos tecidos são desdobrados, é presa a adriça na parte da bandeira que ficará em cima para dar a volta numa poleia no topo do mastro. A bandeira é fixa a um dos extremos da adriça, sendo içada, puxando-se o outro extremo. A adriça, então é esticada e atada à base do mastro.
Entre outras autoridades deverão protagonizar o cerimonial o prefeito Glauber Lima e o intendente Marne Osorio.
Caso a chuva persista, o evento será transferido.