Ensaio da solenidade de aniversário do Parque Internacional

Evento teve a participação de autoridades, Exército brasileiro e uruguaio e comunidade

Ensaio no Parque Internacional: autoridades à esquerda e Exércitos do Brasil e Uruguai

Ocorreu, ontem pela manhã, o ensaio da solenidade de aniversário dos 70 anos do Parque Internacional, com a participação efetiva da Banda de Integração dos Exércitos de Livramento e Rivera e autoridades de ambos os países.

Ensaio do Exército Uruguaio

O foco do ensaio se estruturou na execução dos hinos dos dois países e também na troca das bandeiras. Esse fato fez com que se aglomerasse um grande número de pessoas, pertencentes às duas nacionalidades, manifestando-se e participando ativamente do ato de solenidade. Um dos exemplos foi o caso do grupo de Missão Juvenil Católica, da Congregação Missioneiros Oblados de Maria Imaculada, que está visitando a Fronteira. Esses jovens estão participando de um encontro ecumênico e são originários de várias cidades do Uruguai e do Paraguai. Todos os jovens cantaram o hino uruguaio, quando a Banda de Integração começou a tocar. Com relação à importância de cantar o hino e de participar do ensaio de um evento binacional, o Pe. Jorge Albergati declarou: “O hino faz parte da nossa cultura, principalmente quando temos a oportunidade de estar presentes no estrangeiro. É uma grande emoção poder cantá-lo em território brasileiro”. Já o Pe. Luis relatou que “é uma grande satisfação participar, ainda mais quando se trata de solidariedade e união de duas pátrias irmãs”.

A participação da Banda de Integração é um dos pontos altos da solenidade e é representada pelo Comandante do Exército Brasileiro em Livramento, Rizzo Ribeiro. “É gratificante o Exército ter a oportunidade de participar da solenidade de aniversário dos 70 anos do Parque Internacional, num cenário tão representativo, turístico, e que representa tão bem as duas cidades, os dois países”, enfatizou Rizzo. Já o Comandante do Exército Uruguaio em Rivera, Gonzalo Contrera, falou sobre a importância do ato que une os dois países. “Em princípio, uma atividade binacional de grande importância, e uma oportunidade de continuar trabalhando e estreitando os laços de amizade entre Rivera e Livramento”.

Ensaio do Exército Brasileiro

As autoridades de Livramento e Rivera promoveram alguns encontros para a organização da programação. Segundo informações obtidas através da secretária de Turismo Denise Toledo, um dos assuntos tratados foi a realização de ações de revitalização do Parque Internacional. Para isso, as secretarias de Turismo e Cultura de Livramento contam com o apoio efetivo de empresários, principalmente com relação a doações materiais. Firmando essa parceria, as ações de troca dos bancos, reforma completa dos banheiros e paisagismo serão possíveis. Essas empresas são vinculadas a vários setores, desde segmentos de materiais de construção, até empresas de paisagismo.

Duas secretarias da Prefeitura Municipal de Sant’Ana do Livramento serão parceiras da esfera pública, no intuito de implementar essas ações. Um a é a Secretaria de Agricultura, disponibilizando muda de árvores ornamentais, e a outra é a Secretaria de Serviços Urbanos, que auxiliará na troca de bancos, reforma dos banheiros, limpeza e manutenção em geral. “Essas ações são o início do processo de revitalização do Parque Internacional. Através desses colaboradores é que buscamos mais apoiadores e parceiros, tanto em âmbito privado, quanto público, para que possamos oferecer esse ponto turístico a ambas as nações”, avaliou a secretária de Turismo, Denise Toledo.

Grupo de Missão Juvenil Católica, da Congregação Missioneiros Oblados de Maria Imaculada

O evento será realizado no dia 26 de fevereiro, às 18h, horário brasileiro, e às 19h horário uruguaio, com a presença e participação da Banda de Integração dos Exércitos de Livramento e Rivera, autoridades locais e comunidades santanense e riverense.

 

 

 

 

 

 

 

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.