Programa atinge 12 mil alunos desde sua implantação na cidade

Neste sábado, mais 1.350 crianças serão certificadas através da Brigada Militar

Os idealizadores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd comemoram, neste sábado, 17, a marca que supera os 12 mil alunos certificados através da Brigada Militar, desde sua implantação na cidade, em 2000.
A solenidade, que ocorre a partir das 9h30, no Ginásio Guanabara, certificará 1.350 alunos, de 5ª e 7ª séries da rede de ensino da cidade, os quais participaram das atividades do 1º semestre/2013 do programa de prevenção.
O evento inicia com uma mateada e, logo em seguida, ocorre a formatura, às 10h, sob o comando do capitão Andre de Moura, comandante do 1º Esquadrão de Policiamento da Brigada Militar.
O mentor do Proerd, soldado Luis Eduardo Couto Pereira, destacou que o programa tem modificado sua metodologia de ensino e que as próximas ações escolares visarão turmas de 5ª e 7ª séries, além da educação infantil e para os pais.

Entrevista:
A Plateia: Quais foram as principais mudanças realizadas no Proerd, nos últimos semestres, com relação à metodologia?
Luis: Nos últimos anos, o Proerd tem modificado sua metodologia de ação, visando auxiliar os participantes a verificarem os fatos prejudiciais das drogas e a capacitá-los frente à tomada de decisão.

A Plateia: O programa conseguiu atingir quantos alunos, desde a sua implantação na cidade?
Luis: Em Sant’Ana do Livramento, superamos o número de 12 mil alunos desde 2000, quando o programa começou a ser desenvolvido. Neste semestre, formamos 1.350 alunos, e a equipe de instrutores agradece às direções e alunos pela receptividade. Fazem parte da equipe de instrutores que desenvolveram as atividades neste semestre: 1º Sgt. Silvio; soldado Legestão; Gonçalves; Euler; Luis; Leno e Correa, nas 18 escolas de rede pública.

A Plateia: A Brigada Militar consegue traçar parâmetros com relação aos alunos que receberam o programa, daqueles que ainda não receberam?
Luis: Sim. Através do trabalho da Patrulha Escolar, temos um controle de todas as turmas, do primeiro ao último ano escolar, de todas as escolas, e assim traçamos as metas e os parâmetros de nossas ações institucionais.

A Plateia: De que maneira é realizada a escolha do educandário para receber o Proerd?
Luis: Através de um perfil que une voluntariedade, relacionamento com a comunidade, capacidade de envolvimento com alunos na tarefa pedagógica. Após 80 horas/aula, o aluno instrutor é capacitado e avaliado por uma equipe, frente ao perfil desejado. Ele deve possuir um comportamento que o faça tornar-se um multiplicador de uma vida saudável.

A Plateia: Quais são as metas para os próximos semestres?
Luis: Para o próximo semestre, iremos dar ênfase às ações de quinto e sétimo ano, educação infantil e para pais. Tendo em vista a transição do currículo de séries para anos, teremos a meta de equiparar os quantitativos deste semestre.

A Plateia: O programa encontra ainda dificuldades financeiras para sua execução?
Luis: Possuímos o respaldo financeiro da Gerdau para a impressão dos livros e material didático, mas ainda temos dificuldade em mobilizar a nossa sociedade local para a aquisição de camisetas. Neste semestre, o aumento foi satisfatório, tendo em vista o apoio da comunidade com o repasse de brindes aos formandos: Prefeitura Municipal; Bicicleteria Italiano; Padaria Mil Delícias; MD Conveniência; Lojas Quero-Quero; Contabibidade Ana Carrion; Postos Espigão; escritor Potoko; Multiplantas; 7º RCMec; Pousada Solare; SESC; SESI; educadora social – Rosangela Cordeiro de Cordeiro; Fronteira Aberta; Erva Mate Verdinha e Simonis Coiffeur.

A Plateia: De que forma podem ser realizadas parcerias com empresas locais?
Luis: Através da aquisição de camisetas, as quais são repassadas aos alunos, bem como através do CONSEPRO. O apoio pode ser deduzido do imposto de renda devido na fonte.
As ações contam com o apoio do Comando do Regimento, que através da Patrulha Escolar está junto à rede educacional, visando auxiliar na formação da cidadania e reprimir os atos infracionais e delitos nesta área de ação.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.