Programa da BM forma mil alunos em curso de resistência às drogas

Evento realizado no ginásio do Irajá mobilizou estudantes do Ensino Fundamental de 16 estabelecimentos de ensino de Livramento

O Programa Educacional de Resistência às Drogas-PROERD, da Brigada Militar, realizou, na manhã deste último sábado, dia 30, nas dependências do Ginásio do Irajá, a cerimônia de conclusão de mais uma edição do programa em Sant’Ana do Livramento. A solenidade contou com as presenças de oficiais do Exército Brasileiro e da Brigada Militar, além dos vereadores Tatiane Marfetan e Jansen Nogueira, e representantes do Sesi, 19ª Coordenadoria de Educação, diretores de escolas, famílias e alunos.

Ao total, 1000 alunos de 16 escolas da rede escolar, entre públicas e privadas, concluíram as atividades, mas o programa, neste ano, envolveu 31 escolas, em um total de cerca de 2500 alunos, de 5° a 7° anos do Ensino Fundamental. As atividades são desenvolvidas por instrutores preparados para o programa e fazem parte das atividades complementares dos currículos de Ensino Fundamental. Integram o grupo de orientadores do PROERD em Livramento o tenente Prado Lima, os 1º Sgt. Silvio e Martinez (Pelotão Ambiental), o 3° Sgt. Legestão, soldados Moises (10° CRB) Luis Fernando, Moises, Gonçalves, Euler, Luis, Marilisa, Leno, Correa e Gisele, e dos policiais uruguaios, comissário Gustavo Lopez, e agentes Debora Nieves e Rony Stanley.

A formatura da turma de 2013 do PROERD teve inicio às 9h30 e se estendeu até pouco antes do meio-dia de sábado. Implantado no Brasil em 1992, o PROERD funciona em Livramento desde 1993, atendendo crianças, adolescentes e adultos. O soldado Luis Eduardo Couto explica que “o PROERD consiste numa ação conjunta entre a Brigada Militar, escolas e famílias, no intuito de capacitar os alunos para uma vida saudável e responsável. Na realidade, é mais um fator de proteção, desenvolvido para a valorização da vida, contribuindo, assim, para o fortalecimento da Cultura, da Paz e da construção de uma sociedade mais saudável e feliz”. Segundo ele, em Livramento, o PROERD já beneficiou um número superior a 16 mil alunos.

Ele informa que, no Rio Grande do Sul, o PROERD tem sua coordenação estadual, localizada em Porto Alegre, sendo que o 2° RPMon possui uma das maiores equipes PROERD do Estado, demonstrando a filosofia do Comando em trabalhar a prevenção, concomitantemente à previsão constitucional do artigo 144 da constituição federal. Os facilitadores, mentores e instrutores do PROERD participaram, neste mês, de um seminário no hotel Plaza San Rafael em Porto Alegre, para atualização curricular, que envolveu tanto policiais gaúchos, quanto de outros estados do Brasil e do Uruguai. “Um dos maiores legados é a ação pioneira de formação de instrutores uruguaios da vizinha cidade de Rivera, bem como o desenvolvimento, no ano de 2010, da execução na escola Juan Pablo II, na cidade irmã uruguaia”, recorda o Soldado Luis. 

NA REAL

Segundo o Soldado Luis, para 2014 os instrutores desenvolverão uma nova metodologia de ensino, o Currículo Proerd Caindo na Real para o 5º ano do Ensino Fundamental, buscando manter o compromisso de fornecer instrução de ponta, capaz de prevenir o uso de drogas por meio do desenvolvimento das habilidades básicas necessárias para se fazer escolhas seguras e responsáveis, através da promoção da saúde, capacitando para o desenvolvimento do autoconhecimento e autogerenciamento, tomada de decisão responsável, compreensão dos outros (alteridade), habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal e habilidade de lidar com desafios e responsabilidades.

Para ele, as novas ferramentas auxiliarão os alunos a tomarem decisões responsáveis e saudáveis. Desde já, os instrutores agradecem a receptividade das escolas, alunos Proerd, e famílias, além dos muitos apoiadores. Neste ano, por exemplo, a edição contou com o apoio da Prefeitura Municipal, Poder Judiciário de Sant’Ana do Livramento, Erva Mate Verdinha-Fragoso Distribuidora, Atlético Club do Irajá, do Consulado do Internacional em Sant’Ana do Livramento, através do consul Valdir Goggia que cedeu uma camiseta oficial do Internacional autografada, e do proprietário do CHS, Dr. Vânius DÁvilla, que cedeu uma camiseta oficial do Grêmio. Concomitantemente foram sorteados chips da claro, Bonés do GBOEX e uma bicicleta cedida pelo vereador Jansen Nogueira, que foi sorteada entre os alunos formandos que estavam na solenidade.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.