Sábado, 17 de Agosto de 2013

Novos ventos

Informação empolgadíssima do colega jornalista e agora guia de turismo, Nereo Mendes: já está à venda o segundo livro “Energia Eólica para Produção de Energia Elétrica”, do engenheiro Ronaldo dos Santos Custódio. É, na verdade, uma segunda edição da obra, acrescentando uma gama de informações sobre essa forma de energia limpa e renovável que, aos poucos, se afirma no Brasil. Segundo Nereo, o livro está tendo ótima aceitação junto aos profissionais ligados ao setor, bem como da indústria eólica. Quem quiser, pode encomendar no seguinte endereço: http://livrariasynergia.com.br/livros.

Micro importante
O deputado Frederico Antunes, do PP, continua brigando na Assembleia Legislativa por uma maior atenção do Governo do Estado para com as micro e pequenas empresas, especialmente no segmento comercial e de prestação de serviços. Ele voltou a falar sobre o tema “Macro Importância, Micro Atenção: como estão sendo tratadas as Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul?”, e traçou um histórico sobre a proteção legal oferecida às microempresas e às empresas de pequeno porte, desde a Constituição Federal de 1988. Frederico destacou que a própria Constituição Federal de 1988 garantiu, nos artigos 170 e 179, tratamento jurídico diferenciado e favorecido às microempresas e às empresas de pequeno porte, com vistas à simplificação, eliminação ou redução de suas obrigações administrativas, tributárias, previdenciárias e creditícias. No âmbito da legislação infraconstitucional, o deputado destacou a proteção ofertada pela Lei do Simples Federal (Lei 9.317/1996), pelo Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Lei 9.841/1999) e pela Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Lei Complementar Federal 123/2006), esta última responsável por instituir o Simples Nacional.
A luta de Frederico Antunes encontra eco nas entidades empresariais gaúchas. A Federasul, por exemplo, tem exortado seus vice-presidentes regionais, diretores e conselheiros, a entrarem em contato com políticos representantes de suas regiões, pedindo apoio à luta em defesa dos micro e pequenos empresários optantes pelo SIMPLES nacional. Para facilitar essa mobilização, a entidade está encaminhando listagem com nome, legenda, município base, telefone e e-mail de todos os deputados federais da Bancada Gaúcha no Congresso Federal. A proposta é que todos encaminhem e-mail ou telefonem para aqueles congressistas com os quais se relacionem e manifestem sua posição.

Na ponta dos dedos
A implantação da primeira máquina de ponto biométrico na Prefeitura agilizou e, deverá aperfeiçoar, o controle da frequência e horas dos servidores públicos municipais. Inicialmente, o novo equipamento controla os funcionários que trabalham no prédio da Prefeitura, e em breve nove pontos estarão instalados, em diversos setores da administração. A iniciativa atende ao previsto em legislação federal – bom para o Executivo e bom também para os funcionários, que terão maior segurança no registro de horas extras, entre outros direitos. O secretário da Administração, Fabricio Peres, destaca as vantagens da novidade: “É um sistema moderno, atualizado e de segurança, que busca garantir maior controle da Administração sobre a vida funcional do servidor, dando mais transparência e buscando maior produtividade. O objetivo é melhorar o processo de gestão da máquina pública”.

No foco chinês

O engenheiro santanense Elifas Simas, que preside a Companhia Riograndense de Mineração-CRM, participou, com o vice-governador Beto Grill, esta semana, de reunião com empresários do grupo China Machinery Engineering Corporation-CMEC, na qual foram apresentados projetos de investimentos da companhia chinesa na área de geração e transmissão de energia. Os empresários têm especial interesse no município de Candiota, e já estiveram visitando a unidade da CRM na cidade, conhecendo o processo de mineração, o potencial do minério, logística e infraestrutura hidrográfica e de acessos. A CMEC é uma empresa chinesa caracterizada como singular na engenharia e comércio daquele país. Têm projetos em 150 países, como centrais térmicas na Turquia, Malásia, além de usinas termelétricas no Paquistão, Indonésia e Sri Lanka. Também atua em projetos hidrelétricos, em linhas de transmissão de energia, transporte, arquieterura e habitação, proteção ambiental, mineração e telecomunicações. São 26 filiais na china e 13 no exterior. É uma das principais integrantes da Câmara de Comércio da China para Importação e Exportação de Máquinas e Produtos Eletrônicos.

Mobilidade
Preocupado com a situação dos trabalhadores da zona leste da cidade, que pegam ônibus todos os dias para ir sacolejando de suas casas ao trabalho e vice-versa, muito principalmente em razão das condições das vias por onde passam os itinerários do transporte coletivo, o secretário Alencastro Feippe, de Transportes e Mobilidade Urbana, vem procurando alternativas para esse problema. Trabalhando em conjunto com o Conselho Municipal de Mobilidade Urbana e Transportes-COMUT, vem conseguindo bons resultados na gestão dessa área, especialmente com a adequação dos trajetos, de modo a facilitar esses deslocamentos no menor tempo possível e também procurando desafogar os gargalos existentes no trânsito. Isso implica mudanças que, vez ou outra, provocam um choque – e têm que provocar, do contrário não muda nada. Martins garante, contudo, que toda e qualquer mudança feita terá como objetivo favorecer a coletividade, em detrimento dos interesses de alguma minoria.

Educação
Alencastro Martins adianta que a Secretaria já está preparando uma série de programas de educação para o trânsito, considerando, obviamente, a necessária participação efetiva da sociedade na busca de mudança de comportamento no trânsito.
Isso implica uma nova postura por parte de motoristas e pedestres. Em breve, segundo ele, a comunidade santanense estará sendo chamada a participar de forma efetiva desses programas, que também visam à melhoria e ao desenvolvimento para toda coletividade

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.