Semana Nacional da Família

O Papa convida a todos para o redescobrimento da força que existe na fé, tendo como tema principal “A Transmissão e Educação da Fé Cristã na Família”

O Papa Francisco enviou uma bênção apostólica aos fiéis, comunidades e paróquias que participam, no Brasil, da Semana Nacional da Família. A programação, que começou no último domingo, 11, e vai até 17 de agosto, faz a reflexão dos temas, “Família, transmissora da Fé”, “Família, educadora dos valores humanos e cristãos” e “Família, projeto de vida”.

Em Livramento, acontecerão reuniões diariamente, nas capelas comunitárias, com temas relacionados à família, visto que os padres do município, juntamente com o Bispo Dom Gílio Felício, da Arquidiocese de Bagé, estão em retiro na Casa de Retiros Nossa Senhora de Lourdes, Vale Vêneto, São João do Polêsine, RS, e retornam na próxima quinta-feira, 15, às suas paroquias.

Segundo o Bispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, este é o momento de reflexão familiar, quando um pode olhar para o outro e, com sincera objetividade, apresentar argumentos em favor da família. Pais e mães que constroem a igreja doméstica em seu lar. No Concílio Vaticano II, foi colocado que entre os problemas mais urgentes, estão o matrimônio e a família. A desagregação da família desagrega também a humanidade, cria crise na escola e provoca violência e insegurança na sociedade. A intenção da Semana Nacional da Família é fortalecer a sabedoria dos filhos e o redescobrimento da fé.

Ainda segundo ele, o primeiro desafio da família é o amor conjugal, seguido pela geração e educação de compromissos diante do altar. O matrimônio cristão se rege por quatro finalidades, como espiritualidade específica, em ordem crescente: 1. a satisfação subjetiva, usufruída na relação sexual; 2. a mútua complementação do homem e da mulher, em uma convivência indissolúvel; 3. a geração e educação dos filhos, para as quais só o matrimônio sacramental proporciona condições adequadas; e 4. a configuração com Cristo e a igreja, que São Paulo chama de grande sacramento.

A Semana Nacional da Família foi criada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), e acontece anualmente na segunda semana de agosto, mês dedicado às vocações. O encerramento da Semana Nacional da Família acontecerá no domingo, 18, com realização de missas nas paróquias. 

Mensagem na íntegra do Papa Francisco:

Vaticano, 6 de agosto de 2013

Queridas famílias brasileiras,
Guardando vivas no coração as alegrias que me foram proporcionadas durante a recente visita ao Brasil, me sinto feliz em saudá-las por ocasião da Semana Nacional da Família, cujo tema é “A transmissão e a educação da fé cristã na família”, encorajando os pais nessa nobre e exigente missão que possuem de serem os primeiros colaboradores de Deus na orientação fundamental da existência e a segurança de um bom futuro. Para isso, “é importante que os pais cultivem as práticas comuns de fé na família, que acompanhem o amadurecimento de fé dos filhos” (Carta Enc. Lúmem Fidei, 53). Neste sentido, os pais são chamados a transmitir, tanto por palavras como, sobretudo pelas obras, as verdades fundamentais sobre a vida e o amor humano, que recebem uma nova luz da Revelação de Deus. De modo particular, diante da cultura do descartável, que relativiza o valor da vida humana, os pais são chamados a transmitir aos seus filhos a consciência de que esta deva sempre ser defendida, já desde o ventre materno, reconhecendo ali um dom de Deus e garantia do futuro da humanidade, mas também na atenção aos mais velhos, especialmente aos avós, que são a memória viva de um povo e transmissores da sabedoria da vida. Fazendo votos de que vocês, queridas famílias brasileiras, sejam o mais convincente arautos da beleza do amor sustentado e alimentado pela fé e como penhor de graças do Alto, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, a todos concedo a Benção Apostólica. 

Oração Pela Família

Padre Zezinho
Que nenhuma família comece em qualquer de repente
Que nenhuma família termine por falta de amor
Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente
E que nada no mundo separe um casal sonhador!
Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte
Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois
Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte
Que eles vivam do ontem, do hoje em função de um depois!
Que a família comece e termine sabendo onde vai
E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai
Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor
E que os filhos conheçam a força que brota do amor!
Que marido e mulher tenham força de amar sem medida
Que ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdão
Que as crianças aprendam no colo, o sentido da vida
Que a família celebre a partilha do abraço e do pão!
Que marido e mulher não se traiam, nem traiam seus filhos!
Que o ciúme não mate a certeza do amor entre os dois!
Que no seu firmamento a estrela que tem maior brilho,
seja a firme esperança de um céu aqui mesmo e depois!
Que a família comece e termine sabendo onde vai
E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai
Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor
E que os filhos conheçam a força que brota do amor!
Abençoa, Senhor, as famílias! Amém!

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.