Maturidade Feliz

Não adianta negar, todo mundo vai envelhecer. O processo, que começa perto dos 30 anos, com a queda da capacidade pulmonar e cardíaca máxima e com a diminuição da produção de colágeno, é inevitável

1º de Outubro Dia Internacional do Idoso


“Parabéns pela experiência e sabedoria revelada na arte do bem viver; parabéns pela generosidade na partilha dos saberes adquiridos ao longo dos anos.”

Envelhecer é uma dádiva que deve ser encarada não como uma perda de habilidades, mas como uma oportunidade para transmitir os conhecimentos adquiridos ao longo da vida: na mocidade aprendemos e na velhice compreendemos. Segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o percentual da população do Rio Grande do Sul com 65 anos ou mais crescerá de 7,0%, em 2000, para 26,8% em 2060.

Em Livramento, a estimativa não é diferente. Com população estimada em 83.702 habitantes, com o crescimento positivo, foi verificado que nos últimos 30 anos a população teve um crescimento pequeno, prejudicado pela queda na faixa etária de 0 a 39 anos, onde está concentrado o crescimento populacional e a mão de obra, que apresentou o índice negativo, principalmente na década de 2000 a 2010. Na faixa das pessoas com mais de 65 anos, o número foi sempre positivo, sendo constatado o envelhecimento da população.

Segundo o coordenador da agência local do IBGE, Ellinton Vasconcellos, a maturidade no município já chegou. “No município não há tantos jovens quanto nos anos 70. Há cada vez menos filhos por família e mais idosos com vida ativa. Essa tendência vai se acentuar ainda mais no Brasil nos próximos anos, de acordo com a projeção demográfica divulgada”, avaliou.

A quantidade de filhos por mulher deve cair de 1,77 neste ano para 1,50, em 2060. Já o número de idosos no país vai triplicar, passando de 14,6 milhões para 58,4 milhões no período, o que corresponderá a 26,4% da população. Com isso, aumentam também os desafios para se atender às necessidades dos mais velhos e manter a economia em alta. Para se ter uma ideia, em 1991 havia 5.707 pessoas com mais de 65 anos; já em 2010 esse número era de 9.512 pessoas, quase dobrando a quantidade de idosos, enquanto o número de jovens foi negativo.

Educadora Física: Daniele Collazo Corrêa

No dia 1º de outubro, comemoramos o dia do idoso, e para que nossos eles desfrutem em plenitude esta comemoração, necessitam ter saúde – seus corpos precisam estar saudáveis para que possam aproveitar o melhor de sua aposentadoria, que é o tempo livre. Sendo assim, nesta faixa etária, muitas pessoas buscam atividades em academias, clubes, dentre outros. Sabemos que com o passar do tempo nosso metabolismo fica mais lento, as chances de ganhar peso aumentam, diminui a massa óssea, e perdemos massa magra. Porém, com um programa de exercícios adequados, pode-se atenuar muitos desses e demais agravantes da idade. E é com esse objetivo, viver mais e melhor, que o grupo dos Super Veteranos da ACM Fronteira vem, há nove anos, realizando atividades de ginástica com um grupo de mais ou menos 80 integrantes, 2 a 3 vezes por semana, com musculação e exercícios de alongamento como base do trabalho. Executando os exercícios corretamente e com auxílio de profissionais qualificados, os participantes conseguem reduzir o índice das principais doenças que atingem esta faixa etária, como diabetes, hipertensão, colesterol, triglicerídeos, osteoporose, e melhoram, e muito, a massa muscular, diminuindo o percentual de gordura, aliviando dores articulares e, principalmente, realizando melhor as atividades do dia a dia.

Os exercícios físicos nesta faixa etária previnem, restauram, reabilitam as condições tanto físicas, quanto psíquicas. Por isso, canais de comunicação e médicos nunca incentivaram tanto a prática regular de atividades e uma boa alimentação quanto agora. Para chegar a uma idade avançada com saúde e disposição, devemos buscar, desde já, exercitar o corpo e buscar atividades que deem prazer, pois viver mais e com qualidade é um desejo de todos.

 

A aluna do Super Veteranos, Luci Günther Duarte, de 66 anos, realiza atividades físicas há oito anos, e diz que os exercícios dão muita disposição para realizar as tarefas do dia a dia, que não são poucas. “A atividade física, para mim, é indispensável, é maravilhoso, só alegria. Faço tantas coisas que o dia está sendo pequeno para mim. Realizo trabalhos voluntários no município, participo de uma confraria chamada “Alegria”, no CEPERS, onde ensino muitas colegas a realizarem receitas saborosas, reaproveitando do o que seria dispensado na cozinha. O que iria para o lixo, vira um delicioso alimento. Não posso esquecer, também faço meditação, e acho muito importante”, observou.

Com muita disposição, energia e amigos, Eli Manduca Chaves afirma que está sendo prazeroso envelhecer com saúde. “Fazer educação física na nossa idade é muito bom, é o que faz com que fiquemos em pé, estou sempre disposta. E todo fim de mês realizamos reuniões com chá e bingos e nos divertimos muito. A socialização e a reunião com amigos nos faz bem e é muito divertida. Estou de bem com o corpo e a mente”, exclamou.

 

 

 

Saiba mais sobre os mitos e verdades acerca do corpo quando você começa a envelhecer

Quando ficamos velhos, ficamos mais esquecidos

O geriatra João Augusto afirma: “A palavra chave do envelhecimento é a prevenção com qualidade de vida, física e mental”

Mito. “Quando falamos de envelhecimento, temos alterações em todos os sistemas orgânicos. Do ponto de vista neurológico, existem modificações, sim, porém, nem sempre elas comprometem a função cerebral do indivíduo”, explica João Augusto, geriatra. Algumas mudanças no estilo de vida fazem com que o idoso fique menos atento ou participativo. As pessoas mais jovens estão mais ligadas aos fatos que acontecem ao seu redor. À medida que a pessoa fica mais tranquila, tende a diminuir o poder de assimilação dos fatos. “A nossa memória está relacionada à atenção. O próprio estilo de vida que levamos implica em menor registro, menor foco de memória. Nem sempre lapsos de memória sinalizam doença”, explica o médico. Para evitar que eles apareçam, invista em atividades prazerosas para evitar que o cérebro fique acomodado. Aprender uma nova língua, um instrumento musical, assistir a filmes, ler, conversar, fazer palavra cruzada ou até mesmo usar o computador pode ser uma ótima maneira de estimular o funcionamento cerebral.

 

Quando ficamos mais velhos precisamos nos exercitar menos
Mito. As alterações no organismo, próprias do envelhecimento, começam aos 30 anos, e com elas vêm a diminuição das capacidades pulmonar e cardíaca máximas. A repercussão dessas mudanças na vida cotidiana é pequena, porém, a queda de desempenho pode ser facilmente sentida durante os exercícios físicos. “Os exercícios devem ter uma intensidade diferente daquela praticado quando a pessoa era jovem. Mas, em qualquer idade, a atividade física é importante. E a performance, ao se exercitar, dependerá de cada um, é uma capacidade individual”, comenta o geriatra.

As dores são inevitáveis, principalmente as causadas pela artrite
Mito. Osteoartrose é uma das doenças mais comuns no envelhecimento e provoca dor. “Apesar das dores ocasionadas pela degeneração da cartilagem serem consideras comuns, não podemos considerá-las normais. O paciente deve ir ao médico para fazer um tratamento, fisioterapia e controlar o peso”, explica o médico.

O desejo sexual diminui com a idade
Verdade. O desejo sexual tende a diminuir com a idade, por ser próprio do envelhecimento humano. Nas mulheres, a menopausa faz com que a lubrificação diminua, o que causa dores durante a penetração. No homem, é comum a disfunção erétil. Porém, muitas vezes, isso não impede a vida sexual do casal. É importante que os dois estejam bem com a prática, seja uma vez ao dia ou uma vez ao mês. Vale ressaltar que o desejo não está somente no ato sexual, mas sim na troca de carinhos.

Os idosos sentem menos sono.
Mito. Algumas teorias defendem que o que acontece, na verdade, é uma mudança na arquitetura do sono. “Muitas vezes, o idoso tem a sensação de que dorme menos ou de que não dormiu bem. Mas nem sempre isso é real”, comenta o médico. Quando a atividade do corpo é menor durante o dia, é natural que as horas de sono diminuam. Porém, nem sempre é preciso tratar com medicamentos. Primeiramente, é preciso investigar as causas dessa mudança e, se possível, tratá-las.

O paladar muda com a chegada da idade.
Verdade. Assim como os outros músculos, as papilas gustativas, que ficam na língua, tendem a atrofiar. Isso influencia na percepção do paladar. “Para compensar essa perda, os idosos tendem a buscar alimentos ora muito doces, ora muito salgados”, elucida o geriatra.

Os músculos desaparecem/atrofiam com o passar do tempo
Verdade. Segundo a educadora física, a queda funcional do corpo faz com que aumente a quantidade de gordura, diminua a quantidade de massa magra e ocasione a queda no colágeno. O quadro, normal com o envelhecimento, acontece devido à morte celular e à atrofia muscular. O problema pode ser levemente corrigido com atividade física e alimentação balanceada, explica Daniele Collazo Corrêa.

Existem doenças consideradas normais na 3ª idade (diabetes, hipertensão, alzheimer, artrose e catarata).
Verdade. Tudo que é considerado doença não pode ser chamado de normal. Porém, estas doenças são comuns com a idade, mas, jamais, devem ser consideradas normais, uma vez que comprometem a vida do indivíduo. “O ideal é envelhecer com saúde e bem-estar”, finalizou o geriatra.

Sesc realiza atividades alusivas à Semana do Idoso

O Programa Sesc Maturidade Ativa tem como objetivo promover a qualidade de vida e o envelhecimento ativo de pessoas com idades a partir de 50 anos. No projeto, os participantes reúnem-se para conviver, divertir, confraternizar, aprender, desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Trata-se de um movimento social organizado, que tem por missão construir um novo significado social para o envelhecimento, valorizando o papel do idoso na sociedade contemporânea e estimulando a realização de trabalhos comunitários e a prática da responsabilidade social individual.

Os integrantes do grupo Sesc Maturidade Ativa de Sant’Ana do Livramento realizarão diversas atividades voltadas à qualidade de vida e ao envelhecimento ativo nos próximos dias. Além da programação normal do mês e das oficinas sistemáticas, os idosos participam, de 29 de setembro a 4 de outubro, de ações alusivas à Semana do Idoso 2013.

Neste domingo, 29, iniciam as atividades alusivas à Semana Binacional do Idoso, com caminhada de abertura às 14h, no Parque Internacional, seguida de recreação e apresentações artísticas. No dia 30, haverá um passeio até a Estação Cultura, às 14h, e show com Juliano Moreno, às 16h.

Dia 1º de outubro, data em que é comemorado o Dia do Idoso, acontece a Caminhada Binacional, com concentração no Parque Internacional, às 14h, até a Praça Flores, seguida de shows artísticos. No dia 2 de outubro, os integrantes do grupo Maturidade Ativa partem para Dom Pedrito para o Encontro Maturidade em Ação. Os idosos que não forem ao encontro, poderão participar das palestras Envelhecimento Saudável e Nutrição na terceira idade, às 14h, na Sala Cultural e, a partir das 15h, de oficinas de Yoga, Dança do Ventre e de Salão e Maquiagem na terceira idade, na Sala de Cultura e Centro de Estudos Fronteiriços UFPEL.

A programação da Semana do Idoso conta, ainda, no dia 3 de outubro, com passeio à Eólica e à Vinícola Almadén, e, no dia 4, às 21h, haverá o Baile Binacional da Terceira Idade, no Clube Cruzeiro do Sul. As oficinas sistemáticas de Tai Chi Chuan, Dança do Ventre, Motricidade/alongamento, Dança com Coreografia, Artesanato, Tênis, Yoga e Canastra continuam acontecendo normalmente durante todo o mês. Mais informações podem ser obtidas no Sesc Sant’Ana do Livramento, localizado na Avenida Brigadeiro Canabarro, 650, Centro, ou pelos telefones (55) 3242.3210 e3242.3732.

Principais Pontos do Estatuto do Idoso

O idoso possui direito à liberdade, à dignidade, à integridade, à educação, à saúde, a um meio ambiente de qualidade, entre outros direitos fundamentais (individuais, sociais, difusos e coletivos), cabendo ao Estado, à Sociedade e à família a responsabilidade pela proteção e garantia desses direitos.

Saúde

Atendimento preferencial no Sistema Único de Saúde (SUS). A distribuição de remédios aos idosos, principalmente os de uso continuado (hipertensão, diabetes etc.), deve ser gratuita, assim como a de próteses e órteses. Os planos de saúde não podem reajustar as mensalidades de acordo com o critério da idade. O idoso internado ou em observação em qualquer unidade de saúde tem direito a acompanhante, pelo tempo determinado pelo profissional de saúde que o atende.

Transportes Coletivos

Os maiores de 65 anos têm direito ao transporte coletivo público gratuito (antes do estatuto, apenas algumas cidades garantiam esse benefício aos idosos), basta que o idoso apresente qualquer documento pessoal que faça prova de sua idade. Nos veículos de transporte coletivo é obrigatória a reserva de 10% dos assentos para os idosos, com aviso legível. Nos transportes coletivos interestaduais, o estatuto garante a reserva de duas vagas gratuitas em cada veículo para idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Se o número de idosos exceder o previsto, eles devem ter 50% de desconto no valor da passagem, considerando-se sua renda.

Violência e Abandono

Nenhum idoso poderá ser objeto de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão. Quem discriminar o idoso, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte ou a qualquer outro meio de exercer sua cidadania, pode ser condenado e a pena varia de seis meses a um ano de reclusão, além de multa. Famílias que abandonem o idoso em hospitais e casas de saúde, sem dar respaldo para suas necessidades básicas, podem ser condenadas a penas de seis meses a três anos de detenção e multa. Para os casos de idosos submetidos a condições desumanas, privados da alimentação e de cuidados indispensáveis, a pena para os responsáveis é de dois meses a um ano de prisão, além de multa. Se houver a morte do idoso, a punição será de 4 a 12 anos de reclusão. Qualquer pessoa que se aproprie ou desvie bens, cartão magnético (de conta bancária ou de crédito), pensão ou qualquer rendimento do idoso é passível de condenação, com pena que varia de um a quatro anos de prisão, além de multa.

Entidades de Atendimento ao Idoso

O dirigente de instituição de atendimento ao idoso responde civil e criminalmente pelos atos praticados contra o idoso. A fiscalização dessas instituições fica a cargo do Conselho Municipal do Idoso de cada cidade, da Vigilância Sanitária e do Ministério Público. A punição em caso de mau atendimento aos idosos vai de advertência e multa até a interdição da unidade e a proibição do atendimento aos idosos.

Lazer, Cultura e Esporte

Todo idoso tem direito a 50% de desconto em atividades de cultura, esporte e lazer.

Trabalho

É proibida a discriminação por idade e a fixação de limite máximo de idade na contratação de empregados, sendo passível de punição quem o fizer. O primeiro critério de desempate em concurso público é o da idade, com preferência para os concorrentes com idade mais avançada.

Habitação

É obrigatória a reserva de 3% das unidades residenciais para os idosos, nos programas habitacionais públicos ou subsidiados por recursos públicos. 

Texto e fotos: Katyucia Moura | katyuciamoura@jornalaplateia

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.