Medicamentos são apreendidos em estabelecimento comercial

A coordenadora da Vigilância Sanitária faz um alerta sobre a automedicação 

Enfermeira e Coordenadora da Vigilância Sanitária, Rejane Moraes Rodrigues e Paulo Henrique Vargas, farmacêutico da Vigilância Sanitária

A vigilância dos medicamentos agora é de competência do município, portanto, há cerca de um mês e meio, a Vigilância Sanitária vem atuando na fiscalização do comércio em geral. Recentemente, a instituição recebeu uma denúncia, que levou os fiscais sanitários a constatarem que uma padaria, no interior do município, estava vendendo medicamentos irregularmente. A lei prevê que tais produtos só podem ser vendidos em farmácias, drogarias e postos de medicamentos, desde que a presidente Dilma Rousseff vetou a venda desses produtos em estabelecimentos comerciais – supermercados, padarias e armazéns – em maio do ano passado, tendo em vista que a liberação da venda poderia estimular a automedicação e o uso indiscriminado, prejudiciais à saúde pública.

De acordo com a Enfermeira e Coordenadora da Vigilância Sanitária, Rejane Moraes Rodrigues, os remédios comercializados no estabelecimento fiscalizado na semana passada não são falsificados, o que intrigou os fiscais da saúde. “O falsificador de medicamentos pode falsificar tudo: o blister, a caixa, a cor. No entanto, o selo de controle não tem como falsificar”, ressaltou.

Segundo Paulo Henrique Vargas, farmacêutico da Vigilância Sanitária, quando é realizada uma denúncia, o órgão competente vai até o local em questão sem avisar, chega inesperadamente, e faz a vistoria. “Nós entramos em contato com o laboratório, que nos deu uma relação que informa a quem foram vendidos os produtos”, destacou Paulo. De acordo com ele, o que é de competência da Vigilância foi feito, contudo o ato da investigação compete à polícia. “Recolhemos as caixas de remédios. Era o que estava ao nosso alcance”, frisou.

Paulo ressaltou que a apreensão se encontra na Vigilância, em caixas lacradas. “Eu faço um alerta às pessoas: que elas não comprem medicamentos em padarias ou supermercados, pois o lugar lícito para isso são as farmácias”, destacou.

Rejane ainda ressaltou o perigo que há no uso indevido de medicamentos, como mascarar uma doença ou até mesmo uma intoxicação medicamentosa. “O que mais nos chamou a atenção foi a venda de antibióticos nesse estabelecimento”, finalizou.

Novas denúncias podem ser feitas pelo telefone da Vigilância Sanitária – 3968-1181

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.