Médicos santanenses paralisam nessa quarta-feira

Previsão é de que somente serviços de urgência e emergência permaneçam inalterados

Em Livramento, paralisação ocorrerá somente no dia 31

Após assembleia realizada na última semana, em Porto Alegre, os médicos gaúchos aprovaram a paralisação da classe, nos dias 30 e 31 desse mês. Conforme do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), a paralisação tem o objetivo de protestar contra as medidas do governo federal, “que não atacam os reais problemas da saúde brasileira”. A categoria pressiona o Congresso Nacional para derrubar a MP do Mais Médicos e os vetos da presidente Dilma à Lei do Ato Médico.

De acordo com a médica Tânia Mota, delegada do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul em Sant’Ana do Livramento, os médicos santanenses estão recomendados a não atender somente no dia 31, já que no dia 30 é comemorado o aniversário da cidade, portanto, feriado.

De acordo com o que já foi decidido em assembleia, realizada na cidade no último dia 25, os profissionais dos postos médicos não irão atender durante as 24 horas do dia 31, bem como os consultórios médicos – mesmo convênios e particular, que só irão atender casos de urgência.

Prontos-socorros, UTIs e serviços de urgência e emergência continuam atendendo normalmente. Os médicos que estiverem de plantão nesses locais vão cumprir o seu horário normalmente. 

Secretaria Municipal de Saúde não vai alterar serviços 

Segundo a secretária Municipal de Saúde, Natália Steinbrenner, a pasta foi informada da paralisação dos médicos e solicitou formalmente que fosse encaminhado um plano de atendimento mínimo, tendo em vista que o serviço de saúde é essencial e não pode ser paralisado totalmente. “Até o momento (tarde do dia 29), não recebemos nada, e entendemos com isso que o atendimento será prestado normalmente”, afirmou a secretária.

Conforme a titular da pasta, a orientação repassada aos postos de saúde é que mantenham o atendimento normalmente. “Inclusive, nesta terça (30), estaremos com o PAM aberto, mesmo sendo feriado. O local funcionará das 8h às 17h30, e estamos nos programando para quarta-feira (31) prestar o atendimento normalmente”, completou.

Em relação à presença ou não dos médicos nessas unidades de saúde, Natália Steinbrenner relatou que nem um médico solicitou o cancelamento de sua agenda. “Embora a categoria tenha nos informado da paralisação, os profissionais, especificamente, não solicitaram cancelamento de agenda. Então, acreditamos que eles irão trabalhar”, completou.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.