Sexta-feira, 26 de Julho de 2013

Democracia no ar

Um debate franco e respeitoso sobre as vantagens e os prejuízos de uma eventual adesão da Santa Casa local ao atendimento exclusivo a usuários do Sistema Único de Saúde-SUS deverá proporcionar, em agosto, um melhor esclarecimento a respeito. O debate vai ser promovido pela RCC FM, com o objetivo de proporcionar aos ouvintes entender melhor essa situação, precedendo a realização de uma grande audiência pública sobre o assunto, marcada para o dia 16, na Câmara de Vereadores, sugerida pelo vereador Aquiles Pires, do PT. Posições completamente antagônicas têm sido divulgadas sobre a ideia, mas a única coisa verdadeiramente clara a respeito é que existe um medo muito grande das consequências da adesão ao sistema, sem que se saiba quais serão essas consequências.

Pelo sim

As principais bases da defesa da adesão são os exemplos de hospitais que já fizeram essa opção, no Rio Grande do Sul. O hospital Montenegro, por exemplo, de características muito similares às da Santa Casa, passou a receber repasses três vezes maiores já no mês seguinte ao da adesão, e atualmente deve passar a receber 10 vezes mais do que recebia antes de contratar esse modelo. Além disso, o hospital de Montenegro está conseguindo também negociar e pagar o passivo de R$ 22 milhões, que é uma das principais preocupações com relação à administração da Santa Casa.

Pelo não

O argumento de quem é contra a adesão baseia-se, principalmente, no fato de que o modelo não é política pública, mas sim projeto de um governo – que poderá ser cancelado ou esviazado caso o partido ora no poder não se reeleja. Nesse caso, opina esse grupo, o hospital já teria alijado de sua estrutura os convênios particulares, que dificilmente retornariam. Em outras palavras, a Santa Casa ficaria no prejuízo, sem a receita dos atendimentos particulares e sem o repasse mais significativo do SUS.

Eu faço…

Diretores da Cooperativa Aliança, proprietária da vinícola de mesmo nome e que produz os vinhos finos Santa Colina, em Livramento, deverão contar a experiência da organização na reunião-almoço Conta Quem Faz, que a Associação Comercial e Industrial de Livramento-ACIL promove mensalmente para resgatar e apresentar exemplos de empreendedorismo e administração no município. A edição de agosto será realizada dia 7, no espaço reservado do restaurante Solar Dom Pedro.

Valor

A Aliança, hoje, concentrou praticamente toda sua produção de vinhos finos na planta de Livramento, e já prepara o lançamento de uma nova marca, homenageando a Fronteira. Será uma samblagem de  uvas Tannat e Cabernet Sauvignon, lançada oficialmente na inauguração da nova unidade da vinícola em Flores da Cunha. O nome: Cerro da Cruz.

Quem usa, paga

O Departamento de Água e Esgoto deflagou uma verdadeira operação de combate à sonegação no pagamento da água consumida em Livramento. Equipes da autarquia estão fazendo uma varredura em toda a cidade, para detectar casos de economias que não tenham hidrômetro – e estão sendo instalados aparelhos para medição de consumo em todas elas. O investimento é alto, mas vale a pena. Só em uma vila nobre da cidade e vizinha da autarquia, por exemplo, foram localizadas quase 90 residências sem hidrômetro – algumas inclusive com grandes piscinas. Hidrômetros devidamente instalados, no mês seguinte o Caixa do DAE já sentiu a diferença positiva. E, daí em diante, já foram instalados mais de 400 novos hidrômetros em Livramento.

E quem não pede, não precisa pagar

Uma situação completamente inversa é que, desde o mês passado, o DAE deixou de cobrar do contribuinte a famosa taxa referente a serviços de recuperação e manutenção de ramais na área de domínio público, que tenham sido executados em frente à casa do usuário. Até há pouco tempo, quando era chamado por qualquer cidadão para consertar um vazamento ou outro tipo de problema na rede, mesmo que fosse na rua, o DAE acabava cobrando a conta do conserto do morador ou proprietário da casa em frente à qual tivesse ocorrido problema, mesmo que esse contribuinte não tivesse solicitado ou autorizado tal procedimento. Ao revisar esses casos, os diretores da autarquia constataram que, na verdade, como o problema ocorre na rede de abastecimento, e não na instalação interna da economia, o DAE não tem porque cobrar do cidadão esse custo, que inclui mão de obra, materiais e taxas administrativas. A nova política entrou em vigor a partir do dia 18 de junho.

Sossego

Há quem aposte que a aparente tranquilidade que se vê na política, nesta semana, é a calmaria que precede as grandes tempestades. As manifestações públicas da promotora Rosi Barreto seriam um indicativo, nessa avaliação, de que as denúncias formalizadas, ou mesmo “atiradas ao vento”, com relação a supostos casos de nepotismo na Administração Municipal, não vão cair no esquecimento.

Kenny

Homenageado por sugestão do vereador Danúbio Barcellos, do PP, com a medalha Carlos Cavaco, que reconhece méritos no campo das letras e das artes, o jornalista santanense Kenny Braga agradeceu a lembrança, mas provavelmente não poderá se fazer presente em Livramento na data da entrega da comenda. As medalhas “Carlos Cavaco”, “David Canabarro”, “José Antônio de Menezes” e “Rivadávia Corrêa” serão entregues aos  homenageados no dia 2 de agosto, a partir das 19h, no Clube Duque de Caxias. A Câmara deverá marcar uma outra data para a entrega da medalha a Kenny Braga, devidamente combinada com ele.

Aspa

O vereador Jansen Nogueira, do PT, anunciou no Plenário da Casa que nos próximos dias deverá ser definida a área a ser doada pelo Governo Municipal para a instalação da Associação Santanense de Proteção aos Animais-ASPA. Citou, em breve pronunciamento, os vereadores Danúbio Barcellos, do PP, e Mauricio Del Fabro, do PSDB, que há tempos lutam por essa conquista.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.