Quinta-feira, 25 de Julho de 2013

O trabalhismo brasileiro

O jornalista santanense e colunista do Correio do Povo, Juremir Machado da Silva, acaba de lançar um novo trabalho literário, que vem sendo considerado o fechamento de uma “tetralogia” sobre um dos mais autênticos e arraigados pensamentos ideológicos brasileiro de todos os tempos: o Trabalhismo. Depois de “Getúlio”, “1930 — Águas da Revolução” e “Vozes da Legalidade”, o autor procura desconstruir os mitos sobre o ex-presidente brasileiro João Goulart — tanto considerado fraco, por alguns analistas, quanto um herói reformista, por outros — e resgata um personagem crucial na história do Brasil. O autor procura desconstruir os mitos sobre o ex-presidente brasileiro João Goulart — considerado fraco ou herói reformista — e resgata um personagem crucial na história do Brasil, no livro sobre Jango. O jornalista e guia de turismo de Livramento, Nereo Mendes, que tem uma relação ideológica muito forte com o trabalhismo, vibrou com o novo trabalho do conterrâneo.

Em busca da verdade

A sessão de autógrafos do livro reuniu fãs da escrita de Juremir, admiradores de Jango, estudantes e personalidades da política, da comunicação e do mundo acadêmico. A cobertura do lançamento da obra, no jornal Correio do Povo, informou que o próprio Juremir lembrou, na pausa entre uma dedicatória e outra, que a conclusão do livro é que não há elementos que comprovem que ele foi assassinado por troca intencional de medicamentos para o coração. “Não fecho a porta para esta teoria, mas a exumação do corpo que está em andamento é o único caminho para esclarecer o assunto”, revela Juremir, que pesquisou durante três anos, entrevistou dezenas de pessoas, leu mais de 10 mil páginas de documentos, processos, investigações, relatórios de CPIs, sentenças das justiças brasileira, argentina e uruguaia sobre o caso.

Leitora

A ex-deputada federal Luciana Genro esteve no lançamento e se disse ”ansiosa” para ler a obra, pois considera Juremir um dos principais jornalistas do Estado. “É um dos mais comprometidos com a verdade e com pesquisa histórica que eu conheço. Também acho que ainda não há indícios suficientes de que Jango foi assassinado”, disse.

Respeito

É bem verdade que cristal quebrado não ficará mais igual, mesmo sendo colado. Mas as relações entre os vereadores da oposição e da situação, depois da tensão dos debates em torno da denúncia sobre nepotismo na Administração Municipal, aos poucos volta a um clima amistoso, a ponto de os legisladores trocarem elogios. O presidente da Casa, Dagberto Reis, tem sido saudado pela postura séria e coerente na condução dos trabalho e em relação aos conflitos ocorridos, tanto internamente, quanto com órgãos externos do Legislativo. E partiu de Dagberto, igualmente, um cumprimento que deixou o vereador Hanney Cavalheiro, do PMDB, bastante emocionado, quando foi citado pelo Presidente como um exemplo de oposição séria e respeitosa.

Orçamento estadual

O Conselho Municipal de Desenvolvimento-Comude vem conversando com outros conselhos de Livramento e com órgãos públicos e privados, visando a uma grande mobilização comunitária para a votação do Sistema Estadual de Participação Popular, que vai recolher a opinião da sociedade sobre as prioridades a serem incluídas no Orçamento Participativo de 2014. O processo de votação será realizado nos dias 7 e 8 de agosto. No ano passado, o município já conseguiu uma participação histórica, com 20 mil votos, e para este ano o objetivo é ultrapassar esse número de votações.

Ação popular

O movimento popular que levou às ruas uma série de reivindicações gerou frutos: está nascendo uma entidade que agrupa reivindicações de diferentes sindicatos e associações representativas de classe, igualmente com diferentes bandeiras.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.