Lançamento de projeto ecológico aconteceu nesta segunda-feira

Inicialmente, projeto contemplará alunos de 5ª ao 9ª ano

Diretor Presidente do DAE, Horácio Dávila, ressaltou a importância de começar o projeto passando as informações, primeiramente, às crianças que estudam do 1° ao 5° ano.

O DAE, Departamento de Água e Esgotos de Sant’Ana do Livramento realizou, ontem (15), no Núcleo de Estudos Fronteiriços, o lançamento do Projeto “DAE e a Escola unindo Ideias”. O evento teve início às 9h30, e contou com a presença de diretores de escolas municipais, convidados e autoridades, entre elas o secretário de Educação, Mario Santana.

De acordo com o Diretor Presidente Horácio Dávila, o projeto tem por objetivo a conscientização sobre a preservação do meio ambiente, tendo como público-alvo crianças de escolas municipais, do 5º ao 9º ano. “Precisamos dar início a uma mudança na cultura da comunidade santanense, e para isso é essencial que o trabalho seja realizado juntamente com as crianças. Elas levarão até seus lares as informações e cobrarão dos adultos boas atitudes em relação à preservação ambiental juntamente com o bom uso da água”, destacou Horácio.

No local, foi apresentada uma síntese do projeto, através de slides explicativos referentes ao tema. O projeto também consiste em buscar a educação e conscientização da comunidade escolar infantil nos assuntos pertinentes aos recursos hídricos, saneamento básico e desenvolvimento sustentável, como forma de fomentar nas famílias o pensamento crítico, refletindo sobre o posicionamento de que é melhor conservar do que consertar. Contudo, o intuito é ensinar aos alunos, dentro das escolas, qual é a responsabilidade de cada um sobre a preservação dos mananciais e do meio ambiente.

Márcio Rodrigues, biólogo e educador

Horácio Dávila, salientou, ainda, que este projeto é o primeiro passo de uma longa jornada, em que os resultados serão, com certeza, satisfatórios, com o trabalho que será desenvolvido pelo DAE e apoiadores, de conscientização da população sobre os cuidados com o meio ambiente. “Iniciaremos as ações pelos alunos das escolas municipais de 5° ano a 9° ano, por meio de palestras educativas e interagindo sobre a importância de cuidarmos do lugar onde vivemos, levando mais qualidade de vida à população da cidade e do interior”, ressaltou Horácio.

Segundo Márcio Rodrigues, biólogo e educador, a consciência ecológica deve ser despertada no ser humano, proporcionando a ele o conhecimento que permita mudar o seu comportamento, envolvendo-o em projetos de proteção à natureza. O desenvolvimento sustentável deve estar, também, aliado à educação ambiental, à família e à escola, que devem ser os iniciadores da educação para preservação do ambiente natural. A criança, desde cedo, deve aprender a cuidar da natureza, no seio familiar e, ainda de acordo com o biólogo, receber esse tipo de informações na escola.

Mario Santana, secretário da Educação, enfatizou que o projeto consiste em buscar a educação e conscientização da comunidade escolar infantil nos assuntos pertinentes aos recursos hídricos

CRONOGRAMA DA SEMANA DE ANIVERSÁRIO DE SANT’ANA
* Hoje, acontece a culminância do projeto “Povo sem memória é povo sem história”, às 9h, na Estação Cultura.
* É realizada, também, a assinatura do termo de construção da “Casa Binacional de Atenção a Mulher”, às 11h, no Salão Nobre da Prefeitura.

 

A servidora do DAE, Wanderleia Maia, dando início às atividades

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.