Escola Célia Irulegui realiza aplicação de projeto nas escolas

Busca por educação e conscientização da comunidade é o foco do projeto

Prefeito Glauber Lima ministrando para os alunos

Foi lançada ontem na Escola Célia Irulegui, a aplicação do Projeto Social de Controle de Resíduos Sólidos Urbanos nas Instituições de Ensino. Na ocasião estiveram presentes autoridades da cidade e alunos da entidade. O principal objetivo do projeto “Unindo ideias” é buscar a educação e conscientização da comunidade escolar infantil nos assuntos pertinentes à preservação dos recursos hídricos e do saneamento básico.

Marcio Rodrigues, autor da ideia; a diretora da Escola, Luciana Harden; o diretor presidente do DAE, Horácio Dávila; a vice-diretora Heloísa Dutra e o palestrante André Paz Nunes

Segundo o diretor-presidente do Departamento de Água e Esgotos-DAE, Horácio Dávila, o DAE se soma no projeto, colocando a estrutura. “Estamos esperando que outros órgãos se somem, pois é um projeto que está iniciando pequeno, mas esperamos que aumente”.

O autor da ideia, Marcio Rodrigues, relatou que o projeto abrange diversas necessidades. “A educação ambiental precisa ser promovida nas escolas em todos os seus níveis de ensino, sendo ela motor da consciência ambiental dando respostas dinâmicas aos problemas ambientais de maneira interdisciplinar através da transversalidade dos conteúdos propostos”, afirmou ele.

A diretora da instituição, Luciana Harden, destacou que “há seis anos já são desenvolvidos na escola projetos relacionados ao meio-ambiente, por isso o pátio da escola é tão bonito. A nível municipal é o primeiro que estamos inseridos”.

Confira a seguir, os projetos de cada Instituição Municipal: 

Abreu Fialho-Sustentabilidade e consumo consciente

Objetivo Geral:
Estimular nas crianças o respeito ecológico e mostrar a elas a importância de sua participação no cuidado com o meio-ambiente em que vive, reconhecendo-se como indivíduo natural e que a natureza é extremamente importante para a sobrevivência da humanidade. Proporcionar o conhecimento e a conscientização dos alunos acerca dos temas que envolvem o meio-ambiente e cidadania, incluindo sua importância e o cuidado para as futuras gerações.

Carrossel- Projeto de Arborização e Jardinagem

Objetivo Geral:
Estimular a mudança da prática de atitudes, buscando garantir a preservação da natureza nas gerações presentes e futuras.

Célia Irulegui- Meio Ambiente

Objetivo Geral:
Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo a vida no planeta.

Favo de Mel- Projeto de Arborização e Jardinagem do Espaço Escolar

Objetivo Geral:
Desenvolver na comunidade e nos alunos da escola o senso de preocupação em preservar e recuperar áreas desarborizadas, proporcionando assim a todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem, espaços agradáveis para a prática das atividades pedagógicas e sociais da escola.

Mundo Encantado- Projeto Coleta Seletiva

Objetivo Geral:
Conscientizar a comunidade escolar da importância da reciclagem no desenvolvimento sustentável do nosso planeta, para assegurarmos um futuro mais saudável às gerações futuras.

Pacheco Prates- Projeto de Reaproveitamento de Água Pluvial para Descargas.

Objetivo Geral:
Utilização de água pluvial para fins não potáveis e uso de descargas sanitárias na escola.

Professor Dias- Projeto meio Ambiente Melhor

Objetivo Geral
Influenciar atitudes de preservação no ambiente em que vivem.

Gurizada- Projeto I Love Planeta

Objetivo Geral:
Compreender a importância de se preservar o meio-ambiente para manter o equilíbrio ecológico e assim favorecer a preservação da biodiversidade brasileira e reconhecer que o mau uso do meio pode causar danos irreparáveis à natureza e ao próprio homem.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.