Sexta-feira, 12 de Julho de 2013

Mobilização do balcão

Os lojistas de Livramento articulam uma grande manifestação para a próxima terça-feira, 16, quando se comemora o Dia do Comerciante, para protestar contra o pagamento de altos impostos no Rio Grande do Sul, em relação ao resto do País. O movimento lojista “RS Sem Diferença – ICMS Justo Já”, defenderá maior justiça tributária, com mobilização a partir das 16h, no Parque Internacional/Largo Hugolino Andrade, e deverá envolver uma caminhada pela Rua dos Andradas, com o objetivo de chamar a atenção das autoridades sobre as dificuldades enfrentadas pelos comerciantes. A ação será desenvolvida em conjunto pela Associação Comercial e Industrial de Livramento-ACIL, Câmara dos Dirigentes Lojistas-CDL e Sindicato do Comércio Varejista-Sindilojas. A mobilização vai acontecer no mesmo horário em todo o Rio Grande do Sul, que chega a pagar 30% a mais de impostos em cada produto.

Leiloeiros apoiam eventos

O presidente do Sindicato dos Leiloeiros Rurais-Sindiler/RS, Jarbas Knorr, e o vice-presidente Cláudio Diaz, acompanhados por uma comitiva formada por leiloeiros rurais, estiveram reunidos com o Diretor do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Eraldo Marques, com o objetivo de apresentar sugestões para a reformulação do Decreto 50.072/RS, que regula a validade do exame de Anemia Infecciosa Equina-AIE e a Guia de Transporte e Animais-GTA.
A preocupação do Sindiler é com as grandes e pequenas aglomerações de animais, o que inclui as feiras e os remates, bem como unificação das informações, principalmente nas inspetorias, para melhor atender as necessidades do meio rural. Os leiloeiros apresentaram algumas sugestões, para serem incluídas na reformulação do Decreto, entre elas: a questão do “chek list”, a AIE e a GTA para os trabalhadores, que utilizam seus cavalos em leilões (pisteiros) e a alteração no prazo de 30, para 10 dias na apresentação da lista dos animais inscritos nos remates.

De olho

A Ordem dos Advogados do Brasil-OAB constituiu uma comissão especial destinada a acompanhar atos públicos com base nas premissas da Transparência e da Legalidade. Em Livramento, a Comissão Especial para a Transparência e Fiscalização dos Atos Públicos será presidida pelo próprio presidente da subsecção local, Márcio Antônio Couto. A iniciativa, que agora ganha maior destaque como parte da mobilização nacional por mudanças, nasce no lastro da campanha de “Eleições Limpas”, que a Ordem desenvolve em todo o País.

Alô?

O deputado estadual Frederico Antunes espera definir em seguida a data da realização de uma audiência pública em Sant’Ana do Livramento, entre os meses de setembro e outubro. A audiência pública vai integrar a agenda de trabalho da CPI da Telefonia da Assembleia Legislativa, que investiga os serviços prestados pelas operadoras no Rio Grande do Sul. “O objetivo é ouvir as principais queixas da comunidade sobre os serviços prestados”, explica o Deputado, que sugeriu a realização da audiência.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.