Homenagem ao centenário da escola Rivadávia Corrêa

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, venho aqui me manifestar sobre o centenário da Escola Estadual Rivadávia Corrêa, comemorado no último dia sete de julho. A escola, que é um orgulho para todos os cidadãos de Santana do Livramento, é reconhecida como a primeira escola pública do município, o que enaltece ainda mais esta história que tem na educação, a base para construção de um futuro melhor para todos.

Por isso, sr Presidente faço questão de registrar na memória desta Casa esta importante data para o município de Santana do Livramento, localizado na fronteira com o Uruguai e considerado pela Lei 12.095 de 19/11/2009, um símbolo da integração brasileira ao MERCOSUL.

Dessa forma, aproveito a oportunidade para compartilhar com meus pares trechos resumidos desta bela história que iniciou no dia sete de julho de mil novecentos e treze, em um prédio adquirido pelo governo do estado, na época, por 48 contos de réis e, em um terreno doado pelas lojas Maçônicas Caridade Santanense e Saldanha Marinho. Assim graças a essas iniciativas, ocorria a fundação desta tradicional e querida escola.

Oficialmente foi fundada com o nome de Escola Elementar, a primeira direção foi ocupada por Maçom Pedro de Oliveira Junior. Em 28 de dezembro de 1919, a escola transferiu-se para o atual prédio sob o nome de Escola Elementar Clemente Pinto. Em 1940 recebe o nome de Grupo Escolar Rivadávia Corrêa. No ano de 1977, passou a chamar-se Escola Estadual de 1º Grau Rivadávia Corrêa e, por fim desde 2000, chama-se Escola Estadual de Ensino Fundamental Rivadávia Corrêa.

Atualmente a escola conta com 44 professores, 11 funcionários e mais ou menos 700 alunos, divididos em três turnos. Desenvolve, em parceria com o Governo Federal, o programa MAIS EDUCAÇÃO, que permite a realização de atividades em um turno, que inicia às 8h e encerra às 16h. Nesse período, além de receber três refeições, os alunos também participam de diversas oficinas que complementam o aprendizado em sala de aula. A escola também se caracteriza por ser plenamente inclusiva e auto-suficiente, o que gera orgulho em alunos, na comunidade, funcionários e professores que todo dia não medem esforços para continuar a tarefa de promover o integral acesso ao saber.

O nome da escola presta homenagem a Rivadávia Corrêa, que nasceu em Santana do Livramento-RS no dia nove de julho de mil oitocentos e sessenta e seis e faleceu em Petrópolis-RJ no dia nove de fevereiro de mil novecentos e vinte. Rivadávia foi Ministro da Fazenda no governo de Hermes da Fonseca de 1913 a 1915. O vestibular foi criado por ele em 1911 quando Ministro da Justiça e dos Negócios.

Atualmente, a direção da Escola Estadual Rivadávia Corrêa está sob responsabilidade do o Professor e ex-aluno, Julio Cezar Grisolia da Rosa, filho de uma professora estadual aposentada na mesma escola, Thereza Grisolia da Rosa. Julio Cezar Grisolia da Rosa é conhecido, popularmente, como: TUBA, também foi treinador de dois times de futebol da cidade o E.C. 14 de Julho – Leão da Fronteira e o ex-campeão gaúcho Grêmio Santanense, ambos clubes centenários ), escolhido por eleição direta e, posteriormente reeleito, cumprindo portanto o seu segundo mandato.

Finalizo, Sr. Presidente, pedindo a V.Exa. o registro deste discurso nos órgãos de comunicação da Casa, para que estas palavras sirvam como singela homenagem ao centenário da Escola Rivadávia Corrêa, que tanto orgulha a todos nós. Parabéns a todos que fazem parte dessa história: alunos, professores, funcionários, pais e toda comunidade escolar que contribui para essa história que comemora um século de existência.

Muito obrigado.

Paulo Pimenta

Deputado Federal

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.