Nova área preferencial para estacionamento de ônibus de turismo será implementada

Secretarias de Serviços Urbanos e de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana já estão acertadas para dar início ao processo de melhoramento da área a ser utilizada

Rua General Miguel Luiz da Cunha será a área base para o estacionamento dos ônibus de turistas

Nos próximos dias, uma ação conjunta entre as secretarias de Serviços Urbanos e do Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, vai proporcionar as condições para que o espaço linear junto às calçadas da rua Miguel Luiz da Cunha, seja utilizado como estacionamento específico para ônibus de excursões de turismo.

A confirmação, feita pelos secretários Ana Aseff e Alencastro Feippe Martins, aponta para a realocação, e servirá como uma forma de desafogar, pelo menos em parte, os espaços físicos de estacionamento nas avenidas João Pessoa e Tamandaré – que vêm sendo literalmente tomadas pelos ônibus de excursões trazendo compristas aos free shops riverenses.

“Dentro em breve, vamos providenciar a capina e a limpeza de todo o trecho da rua Miguel Luiz da Cunha” – disse a secretária Ana Aseff, salientando que o trabalho deverá iniciar tão logo o tempo proporcione condições e as equipes de trabalho possam ser empregadas com efetividade no local.

O titular do Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Alencastro Feippe Martins, confirma que está sendo realizada uma série de tratativas, em função de alguns ajustes que precisam ser realizados, a fim de que exista um mínimo de discernimento por parte dos condutores desses ônibus de turismo. 

Questão de tempo 

Conforme Feippe Martins, é uma questão de tempo até que sejam concretizados os ajustes. “O prefeito Glauber Lima nos solicitou que solucionássemos a questão e já estamos, inclusive, formatando algumas parcerias, as quais são interessantes. Temos uma organização que, na parceria efetiva, vai colocar as placas indicativas da área de estacionamento, ao passo que também providencia banheiros químicos para serem instalados naquela região, próximos aos ônibus, a fim de que os passageiros não tenham que procurar nas vizinhanças” – referiu o secretário.

Outra confirmação em relação aos ônibus de turismo diz respeito à demarcação dos locais em que é permitido estacionar, para evitar que ocorram danos, por exemplo, na fiação, em algumas ruas que não contam com rede de energia e telefonia tão altos.

Além disso, conforme Feippe Martins, caso o espaço disponibilizado para os ônibus na rua General Miguel Luiz da Cunha seja aquém do número que chegue à cidade, a solução encontrada foi a destinação, temporária, de espaço na avenida Moysés Vianna, no trecho entre o marco da divisa, situado na Tamandaré, e a chamada curva do DAE.

“Em caso excepcional, poderá ser utilizada aquela área como forma de suprir uma eventual necessidade de estacionamento, porém, ocasionalmente, e com a vigilância adequada”- disse o secretário.

Na prática, a ideia é dotar a divisa da Miguel Luiz da Cunha e Baltazar Brum, de coletores de lixo, banheiros químicos, placas indicativas, para que os turistas de compras parem ali, deslocando-se depois para suas atividades na Fronteira, ou embarcando para rumar a seus destinos.

A preocupação é o não ingresso em vias como Dr. Gonzales e Vivaldino Maciel, pois a altura de alguns ônibus pode causar prejuízos na fiação, especialmente de telefone.

HENRIQUE MACHADO BACHIO
henriquebachio@jornalaplateia.com

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.