Secretaria coloca placas informativas para o novo estacionamento de ônibus

Com ajuda de empresários locais, rua Coronel Miguel Luiz da Cunha estará de acordo com as necessidades iniciais para visitantes

Placas para estacionamento de ônibus

Os turistas que chegarem à Fronteira da Paz e que trafegarem pela Avenida Joao Goulart vão poder perceber que foram colocadas, ao longo da avenida, placas informativas referentes ao novo local apropriado para o estacionamento dos ônibus turísticos, uma necessidade que há tempos a comunidade vinha percebendo.

De acordo com Denise Toledo, secretária de Turismo do município, quando o Secretário de Mobilidade Urbana comentou que teria que ser pensado outro local destinado ao estacionamento dos ônibus turísticos, aventou-se então a possibilidade de colocar o local na rua Coronel Miguel Luiz da Cunha, que tem comprimento com capacidade para o estacionamento de trinta ônibus.Com a responsabilidade de oferecer a infraestrutura adequada, a Secretaria de Turismo logo trouxe a solução. “Foi então que pensamos na colocação de placas para informar o turista, e, no local, a colocação de banheiros químicos e lixeiras”, destacou Denise.

Ela ressaltou, ainda, que como a secretaria não dispunha de verbas suficientes, chegou a pensar na possibilidade de uma parceria. “Procuramos o Hilmi Abdullah Neto, Gerente do Shopping Siñeriz, que prontamente se dispôs a ajudar nessa empreitada”.

Os representantes do Shopping ofereceram as placas indicativas do novo estacionamento, as quais possuem também imagens da cidade, o que a cidade tem de atração turística e frases com referência às qualidades do local. “Tudo foi pensado para que nosso turista seja bem recepcionado”, enfatizou a secretária.

Placas para estacionamento de ônibus

Ao todo, são quinze placas indicativas e informativas espalhadas ao longo do trajeto que o ônibus terá que passar para chegar até o lugar apropriado para o estacionamento. No local, haverá lixeiras e quatro banheiros químicos, também doados pelo Siñeriz. “Os banheiros estarão disponíveis nas sextas, sábados e domingos, e após esse período, contamos com o DAE para a limpeza e retirada dos banheiros do lugar”, esclareceu Denise.

Neste sábado (10), a partir das 7h, os funcionários da Secretaria de Turismo estarão nas proximidades da Polícia Rodoviária Federal, na entrada da cidade, para distribuir aos turistas folders com mapa e informações do novo local de estacionamento.

Já foi homologado pelo Banrisul um projeto apresentado pela secretaria de Turismo, que visa investimento de R$ 15 mil em placas turísticas informando o “Roteiro da Uva e do Vinho”. “Encaminhamos a papelada que nos foi solicitada, foi aprovado o projeto, e com o patrocínio do Banrisul conseguimos esse valor para aplicar nas placas”, esclareceu a secretária. O Roteiro é uma parceria com a Unipampa, já que alguns alunos têm um projeto, cujo tema é a “Ferradura do Vinho”. A partir daí, uniu-se a ideia com a verba patrocinada pelo Banrisul, para a realização do Projeto como um todo. 

Patrocínio

“Quando a secretária Denise nos procurou para falar a respeito do projeto, foi nos colocada a dificuldade que a Secretaria estaria tendo com relação à poluição visual no centro da cidade, que causa desconforto também aos turistas. Ficamos a par do assunto e perguntamos a ela como poderíamos (empresa) colaborar. Na hora em que ela nos relatou os materiais que seriam necessários para a realização do projeto, vimos como seria fácil e simples fazer essa contribuição. Ajudamos a prefeitura como? Doando 15 placas e as colocando espalhadas na cidade – que indicam o caminho do Shopping e o local do estacionamento – doamos as lixeiras e os 4 banheiros químicos, além do folder com o mapa, que mostra o trajeto que o ônibus deverá fazer para chegar ao estacionamento. Ficamos muito felizes em poder ajudar para a realização de um projeto que visa ao bem estar da população da Fronteira e do turista que chega a nossa cidade”, foram as palavras de Hilmi Abdullah Neto, Gerente do Shopping Siñeriz. 

Depoimentos

“Acredito que pelo fato de a rua ter sido apontada como lugar apropriado para o estacionamento dos ônibus turísticos, o governo teria que investir mais no que diz respeito à sinalização e calçamento da rua, assim como é do lado uruguaio, onde já é esfalfado. Outro ponto a ser analisado é em relação à limpeza do lugar. Hoje em dia, os funcionários públicos que realizam a limpeza na cidade não chegam até aqui, sendo que do lado de Rivera a limpeza é realizada periodicamente a cada vinte dias. Comercialmente, para nós, é indiferente, pois, os turistas compram na cidade vizinha. Espero que com a vinda dos ônibus para este local também sejam realizadas melhorias no nosso bairro”, Francisco Queirolo, 36 anos, comerciante.

“Aqui há muitos comércios onde chegam caminhões de mercadorias. Se os ônibus estiverem estacionados aqui durante todo o fim de semana, como ficamos? Acredito que a Prefeitura tem que pensar em um lugar adequado para o estacionamento, mas um local que não prejudique ninguém. Não tem condições dos ônibus estacionarem em frente ao comércio localizado aqui na rua, ou teremos que parar de trabalhar. Já falei, inclusive, com o vice-prefeito, Edu Olivera, que se propôs a colocar uma placa de carga e descarga no local onde fica a maioria dos estabelecimentos comerciais. Acredito que ele vá analisar melhor a situação, já que ele explicou que não havia sido pensado o fato de haver muitos comércios no lugar. Uma das coisas que não entendo é o porquê de a Prefeitura resistir em colocar o estacionamento dos ônibus em todo o quarteirão localizado ao lado do Parque da Hidráulica, já que ali não atrapalharia ninguém. Se estacionarem ônibus em frente ao meu estabelecimento, irei imediatamente falar com o Prefeito”, Remo Zamberlam, 66 anos, comerciante.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.