Empresários reclamam do excesso de espaço ocupado pelos ônibus de turismo no centro

Em pelo menos um ponto, a legislação de trânsito, que impede o estacionamento na frente de garagens, não está sendo cumprida pelos motoristas que visitam a cidade

Veículos ocupam boa parte dos espaços disponíveis para estacionamento em longos trechos da Avenida Tamandaré

Problema antigo, solução pendente. Sant’Ana do Livramento sofre um verdadeiro inchaço a cada novo fim de semana, com a quantidade gigantesca de turistas que vêm apenas para cruzar a linha divisória e fazer compras do outro lado da Fronteira. Se a vizinha cidade de Rivera fica com os milhares de dólares e com os corredores de lojas lotados, Sant’Ana do Livramento, por sua vez, acaba faturando com restaurantes e postos de combustíveis, mas também sofre com o trânsito, que fica apertado pela grande quantidade de ônibus que estacionam na zona central do município, deixando pouco espaço para quem já não tem quase nenhum.

Em pelo menos um ponto da Avenida Almirante Tamandaré, os comerciantes estão sentindo na pele as consequencias desta falta de espaço e, muitas vezes, do abuso cometido por alguns motoristas de ônibus, que insistem em transgredir as regras impostas pelas leis de trânsito.

O problema

Para a comerciante Sandra Quevedo, 35 anos, as manhãs de sábado têm sido diferentes. Embora seu estabelecimento comercial permaneça aberto, não pode ser visto pelos clientes, em função da quantidade de ônibus que ficam estacionados em frente, e pelo acesso de veículos que permanece bloqueado.

“Tenho entrada de serviço, e quando cheguei na manhã de sábado, havia dois ônibus estacionados em local proibido. Chamei os Agentes de Trânsito e eles me deram todas as desculpas possíveis para não retirar os ônibus do local. Sinto-me lesada e pensando se isso só é assim porque somos pequenos empresários. Todo fim de semana é a mesma coisa, inclusive no sábado anterior eu também chamei os agentes de trânsito, mas não obtive resposta. Estou me sentindo como moradora de uma terra de ninguém.

A empresária Sandra Quevedo diz que a situação aos sábado fica insustentável

Temos a nossa empresa aqui há oito anos e sempre estamos enfrentando esse problema”, frisou ela, ao destacar que precisa carregar e descarregar mercadorias e, aos sábados, essa ação fica impossibilitada. A empresária conta, ainda, que não são raras as vezes que os motoristas de ônibus, ao estacionarem no local, aproveitam para fazer a limpeza do interior dos veículo enquanto os passageiros estão efetuando as compras. Esvaziam, inclusive, os reservatórios dos banheiros. “Os comerciantes que atuam aqui nas adjacências também estão muito incomodados com essa situação”, disse Sandra.

Contraponto

Ao lado do secretário executivo da Secretaria de Trânsito de Sant’Ana do Livramento, Adroaldo Barreto, o novo secretário, Celeni Silveira Pedroso, disse ainda não estar completamente a par da situação de placas instaladas na cidade, uma vez que somente será empossado na manhã desta quarta-feira, na Prefeitura Municipal. Para Adroaldo Barreto, no local citado pela empresária, não será permitido o estacionamento, uma vez que o Código Brasileiro de Trânsito não permite que essa ação ocorra na frente de garagens.

“Se o estacionamento dos ônibus está sendo feito em local proibido, isso é passível de multa e é desta forma que tem que acontecer. Praticamente não temos espaço para estacionamento de ônibus no centro da cidade. Assim, quando o estacionamento na avenida João Pessoa fica completamente ocupado, vamos mandando os motoristas estacionarem ao longo da avenida Almirante Tamandaré, mas somente nos locais permitidos”, frisou Barreto.

Cleizer Maciel
cleizermaciel@jornalaplateia.com

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.


1 Comentário

  1. rubem colman

    SE OS ONIBUS, ESTÃO COM IMPOSTOS EM DIA, PODEM PARA EM QUALQUER LUGAR, NÃO SENDO PROIBIDO. ADEUS TIA CHICA A LEI É ASSIM MESMO.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.