Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado hoje

“Empresas cooperativas continuam fortes em tempos de crise” é o tema definido pela ACI

Na foto, a diretoria e gerência da Unicred: Vitor Hugo Hammes, diretor financeiro; Roberto Barreto Piveta, gerente geral; Marco Aurélio Righi, diretor presidente; Victor Bouchocourt, diretor administrativo; e Simone Cennerelli, gerente de agência

No primeiro sábado do mês de julho, dia 6, será comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo. Para marcar a data e destacar o crescimento das cooperativas, mesmo em momentos difíceis na economia mundial, a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) escolheu o tema para este ano “Empresas cooperativas continuam fortes em tempos de crise”.

De acordo com Marcio Alves de Sousa, gerente de unidade de atendimento Sicredi Sudoeste – Sant’Ana do Livramento, as cooperativas representam a força da união das pessoas em torno de objetivos comuns. “Elas incentivam o empreendedorismo, criam oportunidades de negócio, asseguram a manutenção de empregos nas comunidades e promovem o crescimento das pessoas e das regiões onde estão presentes”, destacou o gerente. Ele ainda salientou que mais de 1 bilhão de associados no mundo escolheram o sistema cooperativo como meio de organização, fundamentado em princípios como adesão voluntária e livre, gestão democrática, intercooperação e autonomia para a prosperidade conjunta. A consagração do modelo foi reconhecida, inclusive, pela Organização das Nações Unidas (ONU), que, no ano passado declarou 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas.

Marcio enfatizou que no último ano, o cooperativismo gerou 304 mil empregos diretos, número 2,7% superior ao verificado em 2011, e injetou R$ 8 bilhões na economia nacional, apenas com o pagamento de salários e benefícios ao trabalhador. 

Cooperativismo de Crédito

Marcio Alves de Sousa, gerente de unidade de atendimento Sicredi Sudoeste – Livramento

Segundo o gerente, as cooperativas de crédito democratizam o acesso aos recursos, promovem a formalização de atividades, o resgate da cidadania, a geração de empregos, o aumento da renda e fortalecem a economia local. Os associados desfrutam dos resultados gerados de forma coletiva. Sua atuação está pautada na vocação econômica das regiões. “Ao comemorarmos o Dia Internacional do Cooperativismo, celebremos as conquistas institucionais já consolidadas e refletimos sobre o desafio de construirmos sociedades cooperativas de crédito sustentáveis”, destacou Marcio.

O gerente geral da Unicred, Roberto Barreto Pivetta, também explicou um pouco do que é uma cooperativa e como é seu funcionamento, já que a Unicred tem a sua diretoria na cidade. De acordo com Roberto, a Cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem voluntariamente para satisfazer as aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida. As empresas cooperativas são sociedades de pessoas de natureza civil, tendo forma jurídica própria, constituídas a fim de prestar serviços aos seus associados, distinguindo-se das demais sociedades.

Roberto falou um pouco da história da cooperativa na qual é gerente geral e destacou que a Unicred região da fronteira iniciou suas atividades em novembro de 1996, quando vinte médicos, em assembleia geral, decidiram constituir a cooperativa de economia e crédito mútuo dos médicos de Sant´Ana do Livramento, com área de atuação nas cidades de Sant’Ana do Livramento, Rosário do Sul e Quaraí. Passados alguns anos, a Unicred mudou de denominação e passou a ser Unicred Região da Fronteira. “O quadro associativo era restrito aos médicos. Logo em seguida passamos a atuar com profissionais da área da saúde, mudando a sua denominação para Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos e Profissionais da Saúde da Região da Fronteira Ltda”, destacou Roberto. Em 2006, abriram o quadro para os profissionais liberais, sejam: engenheiros, arquitetos, economistas, advogados, contadores e administradores, passando a denominar-se Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos, Profissionais da Saúde e Profissionais Liberais da Região da Fronteira Ltda – Unicred Região da Fronteira.

Outra cooperativa que faz parte dessa história, em Livramento, é a Unimed Região da Fronteira/RS. Uma Sociedade Cooperativa de Serviços Médicos, regida pela lei 5764, de 16 de novembro de 1971, sendo de natureza civil, com forma e características jurídicas próprias. Tem como objetivo a representação e orientação de seus médicos cooperados na formação de contratos e convênios de assistência médica.

É uma cooperativa de serviços médicos fundamentada na cultura dos princípios que regem o cooperativismo e considerada operadora de planos de saúde pela ANS- Agência Nacional de Saúde Suplementar, com todas as responsabilidades empresariais que a Lei 9.656/98 confere. Sua cultura organizacional divide-se entre o cooperativismo, com atividades voltadas para a participação e o envolvimento dos médicos cooperados, e a gestão estratégica, permeando todos os níveis organizacionais com uma cultura de gestão para a qualidade total, com foco em capacitação, desenvolvimento das pessoas e busca de melhores níveis de desempenho.

Com o intuito de caracterizar a atuação regional da Cooperativa nos municípios de Sant’Ana do Livramento, Rosário do Sul e Quaraí, em 28 de setembro de 2004, a Unimed Livramento passou a chamar-se Unimed Região da Fronteira/RS, sendo atualmente uma das empresas mais conhecidas nas três cidades, com 152 médicos cooperados e 75 colaboradores em seu quadro funcional.

“Trabalhar cooperativamente para oferecer uma assistência médica humanizada, ética e de qualidade, valorizando seu corpo clínico e se aproximando cada vez mais de você. Essa forma de entender e praticar a medicina é o que diferencia a Unimed e faz dela o plano de saúde em que os brasileiros mais confiam. Crescendo com a força de seus cooperados, e cooperando com a sua tranquilidade” – completou o presidente, Dr. Luiz Arruda.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.