O que os santanenses têm colocado no lixo

Coletor de lixo diz já ter encontrado de tudo nos decorrer de seus três anos na profissão

Entulho e aparelhos eletrônicos são deixados nas calçadas da cidade

Devido a denúncias feitas pelos ouvintes da RCC FM ao Jornal da Manhã, a respeito do lixo jogado em lugares públicos, geralmente em terrenos desabitados, a equipe de reportagem do jornal A Plateia foi até esses locais, para falar com a população sobre as suas reivindicações.

Segundo os moradores da Vila Queirolo, existe um terreno baldio, que fica em frente à E.M.E.I. Favo de Mel, e que está servindo de depósito de lixo. Várias pessoas desprezam, no terreno, sucatas, como micro-ondas, televisores, fogões, geladeiras, armários, enfim: tudo o que já não serve é deixado no local. Uma das professoras da escola, Kelen Furtado, de 34 anos, enfatizou que a sujeira não se justifica por falta de lugares ou por falta de serviços, pois existem secretarias específicas que buscam o material descartado. Ela ainda acrescentou que a palavra é consciência. “Aqui na Vila Queirolo, no terreno em frente à escola, o lixo foi deixado por um morador, vizinho do local. Então, como vamos ensinar as nossas crianças que o lixo tem seu lugar, se saindo da escola está o exemplo contrário? Outro dia, tinha sofás no local, hoje tem fogão, latas… São deixados ali animais mortos, ninguém faz nada, tem que haver um lugar onde possamos denunciar”, desabafou.

Depoimento de um coletor

“Já encontrei de tudo no decorrer dos três anos que trabalho com o recolhimento do lixo. Muitas vezes, sofás, fogões, armários, fezes de animais, terra, vidros quebrados, que muitas vezes causam ferimentos graves em mim e em meus colegas. Já cansei de ver cachorros mortos atados em sacos plásticos, mas a gente não faz o recolhimento de restos mortais de animais. Uma vez, fui pegar uma bolsa dessas pretas que se coloca lixo, quando vi que estava pesada demais, notei que era uma pessoa, era um morador de rua que estava dormindo, e para se proteger do frio entrou em um saco plástico. Quase que ele foi para o caminhão! (brincou)”, contou Luiz Henrique Pereira Gomes, coletor de lixo.

Serviços Urbanos

De acordo com a secretária de Serviços Urbanos, Ana Assef, sucatas, animais mortos e galhos de podas realizadas são recolhidos pela Secretaria. “A pessoa tem que ligar para a Secretaria de Serviços Urbanos e agendar. Assim, quando chegar o dia de recolher, a pessoa deve colocar o material na calçada, pois nossos funcionários são proibidos de entrar no pátio de qualquer morador”, explicou Ana. Ela ressalta, ainda, que o recolhimento de aterros não é de competência da Secretaria, e existem empresas particulares específicas que recolhem esse material, com as quais as pessoas devem entrar em contato para a realização desse tipo de serviço, exceto em casos excepcionais, como por exemplo, se o entulho estiver no meio do caminho, seja dos pedestres ou mesmo dos veículos. Nesse caso, a Secretaria de Serviços Urbanos realiza o recolhimento. “Nós recebemos diversas ligações de agendamentos, acredito que em pouco tempo muitas pessoas que ainda colocam o lixo em lugar comum terão a cultura de ligar. É o que nós esperamos”, destacou, salientando ainda que a Secretaria realiza, inclusive, o recolhimento de animais mortos, como cães, gatos, cavalos, enfim. “Se houver o flagrante de que um veículo está deixando lixo, seja no lugar que for, o motorista será multado por diversas infrações”, finalizou.

 SERVIÇO

Telefone da Secretaria de Serviços Urbanos para agendamento do recolhimento de lixo e seus derivados:  3968 – 1124

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.