Seminário debate implantação da política nacional da pessoa idosa em Livramento

Evento aconteceu ontem pela manhã, no plenário da Câmara de Vereadores, e reuniu técnicos, agentes comunitários, visitadores do PIM, PAISM, conselheiros, entre outros

Médico João Augusto Vasconcellos; Dileta Ferrari – coordenadora da 10a CRS; secretária Natália Steinbrenner; e Raquel Pinheiro, coordenadora de atenção básica à Saúde.

A manhã de ontem marcou a realização do Seminário de Implantação da Política Nacional da Pessoa Idosa e Atendimento na Atenção Básica/Especializada em Livramento.

O encontro foi aberto pouco após as 8h40, com a formação da mesa, composta pelo representante do prefeito, Carlos Eduardo de Miranda Alves; secretário geral de Governo e titular das Relações Institucionais e Captação de Recursos; Natália Ivone Steinbrenner – secretária municipal de Saúde; Camila Guaranha, da Coordenadoria Estadual da Política de Atenção ao Idoso; Dileta Ferrari, coordenadora da Política do Idoso na região da 10a Coordenadoria Regional de Saúde; e João Augusto Bitencourt.

O evento foi um sucesso, pois mobilizou público de modo a lotar as dependências da assistência da Câmara. 

Inclusão e cidadania

Camila Guaranha, da Coordenação Estadual de Política de Atenção do Idoso – PES – Porto Alegre

A secretária Natalia Ivone Steinbrenner, titular da Saúde, recordou que é oportuna a discussão da política do idoso, inclusão e cidadania, pois faz 10 anos – após luta histórica de ativistas, pensionistas e aposentados, todos já com direitos regulamentados – que foi instituído o Estatuto do Idoso, que tramitou 6 anos no Congresso. “Hoje, comemoramos 10 anos do Estatuto do Idoso, e o encontro teve como foco fazer uma reflexão para ver como se implementaram as políticas de saúde para esse público, verificar como as unidades básicas estão preparadas para acolhê-los e como também, a partir disso, implementar ações no âmbito municipal” – ponderou, salientando que é ainda mais importante, pois após encaminhado o PPA ao Legislativo, será o Plano Municipal de Saúde. 

Percentual de idosos

“Mais de 13% da população do município, ou seja, mais de 15 mil pessoas, são idosas. Isso é o que nos faz parar para pensar e planejar” – disse Natalia Steinbrenner. Esta, conforme ela, é uma reflexão interna para qualificar o trabalho, com o início da implantação da política de saúde para idosos local. 

Integrantes do grupo Gente Ativa Arte, senhoras de mais de 60, 70 e 80 anos, com o apoio de Elaine Lucas – coordenadora municipal da Política do Idoso – que fez a apresentação do grupo, realizaram uma dança, abrindo as atividades e sendo aplaudidos pelo público, em pé. Após, foi cantado o Hino Nacional Brasileiro e formada a mesa diretora dos trabalhos.

A primeira a se manifestar foi a secretária da Saúde, reforçando que está sendo iniciada a implantação da política do idoso em conformidade com os preceitos estabelecidos no Estatuto do Idoso. “Sant’Ana do Livramento, nos últimos anos, não planejou, pelo menos, as estruturas que acolhessem melhor os nossos idosos. As nossas unidades de saúde não contam ainda com estruturas para isso, pois, por exemplo, não têm acessibilidade, e o grande desafio é que todas as unidades novas já sejam construídas adaptadas à política do idoso” – manifestou a secretária.

Plenário da Câmara de Vereadores ficou lotado, logo nos primeiros momentos do evento de ontem

Refletir a conduta a ser adotada foi o principal motivo para uma reunião interna, com o conjunto dos trabalhadores, sugerindo como acolher e atender com qualidade. Esta foi a tônica apresentada pela coordenadora de Política do Idoso, Dileta Ferrari, da 10a Coordenadoria Regional da Saúde, sediada em Alegrete. Ela ministrou uma palestra apontando diretamente fatores que precisam ser superados, assim como o que existe hoje de positivo, abordando Envelhecimento e as Políticas Públicas.

Camila Guaranha, da Coordenadoria Estadual da Política de Atenção ao Idoso – Secretaria Estadual da Saúde – em Porto Alegre, fez um enfoque sobre quais os pontos que vêm sendo desenvolvidos em nível estadual. O objetivo, conforme ela, é aprimorar sempre o cuidado integral, cumprindo com o que determina a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, bucando garantir atenção digna para os idosos.

A partir das 11h30, foi desenvolvida a plenária de debates, com manifestações diversas e, ao fim do evento, foi realizado um cofee break, como forma de confraternizar com todos os presentes.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.