Legislativo realiza sessão solene para homenagear ex-vereadores

Iniciativa visa relembrar a trajetória de legisladores de destaque nos últimos 60 anos de atividades parlamentares

A noite de hoje será de gala para os vereadores e convidados – especialmente familiares de parlamentares locais já falecidos. A Câmara Municipal desenvolve o projeto Legisladores e Sua Época, que promoveu a escolha dos 20 vereadores que se destacaram nas legislaturas de 1948 a 2008. São 60 anos de atividades parlamentares, sendo a homenagem da noite de hoje pautada pelo reconhecimento em função do legado deixado.

Jobahyr Vares, diretor geral da Câmara e coordenador do Memorial Ivo Caggiani (que levou a efeito o projeto), destaca que estará sendo apresentada a história, a biografia e a atuação dos legisladores que marcaram o parlamento santanense, ao longo de seis décadas.

“A intenção é dar uma visão mais abrangente do Poder Legislativo e de sua importância para a democracia brasileira” – estabelece o projeto. Além de Vares, atuaram os servidores legislativos Rosemeri Madrid, Elaine Espírito Santo da Luz e Gilmar Ayres.

Entre os objetivos em pauta, estão a divulgação e valorização do trabalho do Memorial Ivo Caggiani em Livramento; descobrir, por intermédio de trabalho de pesquisa, como a atuação legislativa de figuras destacadas de Livramento se converteu em benefícios para o crescimento do próprio poder ou de Sant’Ana do Livramento como um todo, além de desenvolver em cada cidadão o conhecimento sobre as funções e atividades dos 

parlamentares, através da divulgação e do envolvimento com o projeto, oportunizando uma visão mais abrangente do trabalho dos legisladores e de sua importância para a consolidação democrática.

Foram empregados, como recursos humanos, os servidores do Legislativo, com realização de pesquisa no Memorial, com a finalidade de verificar a sinopse das proposições dos vereadores, atas de sessões, pastas de comissões permanentes e especiais; ofícios, certidões, ficha de assentamento dos vereadores, bem como informações diversas, em especial o foco em O Poder Legislativo em Sant‘Ana do Livramento, de autoria de Ivo Caggiani; 150 anos do Poder Legislativo em Sant‘Ana do Livramento, de autoria de Jobahyr Alves Vares, bem como arquivos pessoais de ex-vereadores e também dos familiares destes, jornais, fotos, entre outros.

O projeto estabeleceu como elementos de avaliação o número de legislaturas que consta no histórico, o fato de ter sido presidente da Câmara, uma ou mais vezes; os trabalhos desenvolvidos nas comissões; o número de proposições apresentadas durante sua legislatura e, por último, as peculiaridades individuais, ou seja, traços de personalidade ou talentos, foram alguns dos critérios aplicados para a escolha dos 20 vereadores. Também contaram na pontuação o fato de terem sido eleitos para outros cargos públicos, seja para a Uvergs, Ulfro, chefia do Executivo, vice-prefeitura, deputação estadual ou federal, senado, entre outros elementos pertinentes a essas investiduras.

SERVIÇO
O QUE: Sessão Solene – Legisladores e Sua Época
ONDE: Plenário João Goulart da Câmara de Vereadores
QUANDO: Hoje, 27 de junho de 2013, a partir das 19h
COMO: Sessão protocolar regimental de homenagem
ACESSO: Gratuito, sem reserva de lugares no plenário

 

Agustin Argiles: Uma história de vida na política

Falando como um dos mais destacados entre os homenageados, Agustin Adalberto Soares Argiles, aposentado como vereador, exerceu a função por 41 anos e representa a história viva, tendo convivido com a maioria dos homenageados, exceto o primeiro, Victorino Soares Pinto. Mesmo sem procuração, poderia ser considerado como um porta-voz de todos os demais homenageados.

“Eu estou emocionado e me sinto muito feliz por ter sido chamado para a homenagem da Câmara, 8 anos após ter deixado o Legislativo. É uma satisfação em todos os sentidos, pois ao longo de 41 anos de trabalho em que permaneci na Câmara, passaram 11 prefeitos, sendo apenas dois de situação e 1 coligado; 03 nomeados. Foram 8 anos de trabalho gratuito como vereador, convivi, nesse tempo, com 316 vereadores, que assumiram a função, entre titulares e suplentes, 49 já falecidos, 36 presidentes” – refere, explanando sobre sua história, talvez única no mundo, em termos de participação política.

Argiles tem toda a razão quando afirma que as decisões, certas e erradas, sobre a história política de Livramento tiveram sua participação por mais de 4 décadas. “É uma história política importante, que acredito, a exemplo de todos os homenageados, com um trabalho importante para a cidade, especialmente para as gerações futuras, a fim de que as mesmas conheçam o legado e tenham o conhecimento sobre sua história ancestral no legislativo” – disse Argiles, salientando que ele e seus familiares estão emocionados e felizes, satisfeitos pela homenagem de hoje.

Agustin Argiles afirma que sente-se realizado como cidadão e como político, pois quando viu que em nada mais poderia contribuir com a coletividade, decidiu se afastar do trabalho legislativo. “Mantenho plena atuação partidária e comunitária, política, agindo junto à comunidade, mesmo fora do parlamento” – concluiu.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.