Curso para veterinários de Serviço de Inspeção Municipal prossegue em julho

De 8 a 12 de julho, médicos veterinários de vários municípios do Estado vão participar do segundo módulo teórico do curso de capacitação oferecido pela Secretaria da Agricultura, por meio da Divisão de Inspeção de Produtores de Origem Animal (Dipoa), em parceria com a Famurs. Vinte e seis profissionais estão sendo capacitados. Com dois cursos anuais, a meta é qualificar os serviços de inspeção municipais.

De 10 a 14 desse mês, aconteceu o primeiro módulo, em que foram abordados temas como qualidade, registro, rotulagem e fiscalização de produtos, além de registro de estabelecimentos. Na segunda etapa, porém, além da continuidade da parte teórica, alguns estabelecimentos com registro na Dipoa serão visitados, fazendo parte da aula prática.

Segundo o médico veterinário Marcelo Göcks, um dos coordenadores, os cursos se apóiam na compreensão de que a inspeção de produtos de origem animal serve de base para garantir a saúde pública, prevenindo a ocorrência de intoxicações e infecções alimentares, em particular as zoonoses.

Também, conforme o técnico do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, as iniciativas visam padronizar os procedimentos adotados nas diferentes instâncias, atendendo ao princípio de equivalência do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), parte integrante do Sistema Único de Atenção à Sanidade Animal (SUASA), do Ministério da Agricultura (MAPA).

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.