Azul pode decolar na Fronteira

Líder da bancada estadual do PP quer diminuição do percentual para reduzir custos de implantação de novas linhas

Após reunião da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, da Câmara dos Deputados, o deputado Frederico Antunes se reuniu com o gerente de Relações institucionais da Azul Linhas Aéreas, Ronaldo da Silva Veras, e com o gerente Regional de Aeroportos, José Luis Feiber.

Durante o encontro, ficou acertada uma visita, no mês de julho, dos executivos da empresa, aos municípios de Livramento e Uruguaiana, para uma reunião com entidades e representantes das comunidades, visando à possibilidade de implantação de rotas da Azul Linhas Aéreas nestas localidades. “Fizemos o convite aos executivos da Azul. Em julho, eles devem estar nos visitando na Fronteira, juntamente com técnicos da empresa, para uma conversa técnico-política, em que irão tratar de possíveis rotas nestas cidades”, destacou. 

Redução de ICMS 

Deputado Federico com o diretor Veras e o gerente Feiber

O líder da bancada do PP, deputado Frederico Antunes, solicitou ontem, em reunião da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados, realizada na Assembleia Legislativa gaúcha, para debater os desafios da aviação regional, a equiparação do ICMS sobre o querosene das aeronaves no Rio Grande do Sul ao de Santa Catarina. Atualmente, a alíquota gaúcha está em 18%, ao passo que no Estado vizinho é de apenas 3%.

Buscando sanar esta disparidade, o deputado, em nome dos demais parlamentares, encaminhou ao presidente da Comissão Federal, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), anteprojeto propondo a igualdade dos percentuais. O documento foi levado também ao vice-governador do Estado, Beto Grill, por uma comitiva parlamentar. Segundo Frederico, que desde seu primeiro mandato como deputado estadual vem lutando pela adoção de medidas de estímulo à aviação regional, a intenção do anteprojeto é aumentar a competitividade das empresas do segmento, duramente penalizadas pelos altos tributos incididos sobre o combustível.

O deputado, que já protocolou requerimento na Comissão de Segurança e Serviços Públicos do parlamento, para tratar sobre a situação da aviação regional e os respectivos investimentos nos aeroportos gaúchos, disse confiar que o anteprojeto possa servir de base para que o Governo encaminhe ao Legislativo, em regime de urgência, projeto de lei alterando as alíquotas. “Ou, se preferir, o Governo pode fazer isso por decreto”, disse o deputado.

Participaram também da reunião, os deputados progressistas João Fischer, Ernani Polo e Adolfo Brito; o prefeito de Canela Cléo Port; comitiva de vereadores de Santa Maria, Canela, Santiago e Caxias do Sul, além de representantes do gabinete do vice-governador Beto Gril e de empresas ligadas ao setor aéreo.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.