FGTAS realiza palestra sobre o ProJovem na Vila Santa Rita

Ideia central com iniciativa, considerada como pioneira, foi levar possibilidade de qualificação para a zona rural, onde há significativo número de estudantes em formação

Coronel, coordenador da agência em Livramento da FGTAS-Sine, com crianças da Vila Santa Rita

O coordenador da agência local da FGTAS/SINE Cláudio Coronel, e o auxiliar administrativo Marcelo Avila, estiveram visitando a Escola Aurelio Guerra, na Vila Santa Rita. Foram recepcionados pela diretora professora Joice Velasques Ribeiro. Na ocasião, foi realizada uma palestra sobre o programa ProJovem, bem como sobre as atividades desenvolvidas pela agência da Fundação Gaúcha do Tragalho e Ação Social (FGTAS) e Sistema Nacional de Emprego (Sine) em âmbito de Livramento.

De acordo com Claudio Coronel, na oportunidade, houve grande interesse dos presentes com relação aos cursos que serão oferecidos no programa ProJovem, haja vista que são direcionados para jovens de 18 a 29 anos, em situação de desemprego e situação socio-econômica que necessite de qualificação profissional.

Coronel avalia como positiva a visita à Escola Aurelio Guerra, localizada na Vila Santa Rita, zona rural, e considera essa iniciativa pioneira em nível local e regional. O ProJovem no Estado é executado pela STDS- Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, através da FGTAS/SINE. O programa foi criado em 2005 pelo Governo Federal, e é estruturado para atender a uma das dimensões da Política Nacional de Juventude, que é a inclusão, contemplando, inicialmente, jovens que estão desempregados. “Os requisitos para participar, basicamente, são: ter idade de 18 a 29 anos, estar em situação de desemprego, estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental ou médio, apresentar documentos (PIS, CPF, RG e comprovante de residência)” – referiu Coronel.

Os cursos têm um total de 350 horas/aula, o aluno tem direito a seguro em grupo, lanche ou refeição em todos os dias letivos, transporte (se residir a mais 1,5 km do local do curso). Também recebe uma bolsa auxílio de R$ 600,00, divididos em 6 parcelas de R$ 100,00, durante a vigência do curso.

“É importante chamar a atenção para a oportunidade que o programa propicia, pois apenas 21 cidades foram qualificadas para receber o programa no Estado, e Livramento foi contemplada com 160 vagas do ProJovem” – finalizou Cláudio Coronel.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.