Sexta-feira, 07 de Junho de 2013

Sensibilidade política

Passado o momento de estudos sobre a possibilidade de ainda discutir a proposta da Administração Municipal de contrair empréstimo junto ao BNDES para a aquisição de máquinas para a manutenção das estradas rurais e ruas da periferia da cidade, o que restou foi a sensação de que ficam seriamente comprometidas as relações entre os vereadores da oposição e a Administração Municipal. Apesar de terem enterrado definitivamente, através do voto, a possibilidade de viabilização do projeto, os oposicionistas não gostaram nem um pouco da reação indignada do Executivo. Sentiram-se ofendidos pelos desabafos feitos na imprensa pelo prefeito Glauber Lima e pelo vice, Edu Oliveira, e foram até o presidente da Câmara, Dagberto Reis, pedir que ele interceda para que os gestores municipais se retratem. Acompanhado pelo líder do Governo, Gilbert Gisler, e pelo vereador Aquiles Pires, também da base governista, Dagberto pediu que a reclamação seja feita por escrito para ser encaminhada ao Prefeito, mas ontem Glauber reafirmou que, em sua opinião, quem precisa se retratar são os oposicionaistas – com o povo de Livramento. 

Na pele

A rejeição pela Câmara Municipal de autorização para que a Prefeitura contratasse empréstimo junto ao BNDES, para a aquisição de máquinas e equipamentos destinados à melhoria e manutenção das condições das estradas rurais e ruas da periferia da zona urbana atingiu muito especialmente um legislador de Livramento: o vereador Luis Itacir Soares, uma das principais lideranças entre os assentamentos locais. Integrado à direção da Cooperforte, que já reúne mais de mil produtores de leite do município, ele sabe da dificuldade que é produzir sem estradas para escoar essa produção.

Tristeza

Itacir Soares não estava em Livramento quando da votação do projeto na Câmara. “Tinha audiência na Secretaria da Agricultura do Estado, mas não imaginava que isso pudesse acontecer”, justificou-se, ontem, pela rádio. Disse que tinha grande esperança na aquisição das máquinas para a recuperação das estradas e não escondeu sua decepção.

Free shops

A Assembleia Legislativa confirmou para o próximo dia 28 a realização de audiência pública a respeito da regulamentação do sistema de lojas francas, os famosos free shops, nas cidades gêmeas da fronteira do Brasil com países vizinhos. Realizado em parceria com a Associação comercial e Industrial de Livramento-ACIL, o evento terá programação complementar organizada pela entidade empresarial santanense. O evento será realizado nas dependências do Centro de Eventos do Verde Plaza Hotel, no Clube Comercial.

Presenças

A audiência pública, na parte da tarde, deverá contar com as presenças do presidente da Assembleia Legislativa gaúcha, deputado Pedro Westphalen, o presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Free Shops na Fronteira, deputado Frederico Antunes, entre outros deputados gaúchos. Estão sendo convidados também a senadora Ana Amélia Lemos e o deputado federal Marco Maia, autor do projeto que resultou na lei dos free shops. Apesar disso, as autoridades ligadas à Receita Federal deverão ser a principal atração do encontro. 

Solidariedade natural

O projeto Reeducar, que vem realizando diversas melhorias nas áreas de uso coletivo do bairro Wilson, partiu do campo urbanístico e decorativo para uma atuação bem mais objetiva no campo social. Recentemente, envolvendo a comunidade, o projeto construiu uma cerca na volta da horta orgânica implantada na creche Dudu e que vai oferecer às crianças a oportunidade de vivenciar na prática aquilo que é ensinado na sala de aula, além de garantir alimentação saudável e barata, produzida pelas próprias crianças. A médio prazo, elas também devem se tornar agentes multiplicadores dessas ações, reproduzindo em casa os bons conceitos aprendidos no educandário.

Dossiê

Incomodado com algumas  afirmações de que a Câmara tem votado sob pressão do Executivo, o presidente Dagberto Reis levantou uma série de documentos para mostrar que os vereadores têm acesso a todos os projetos da casa.

Tempo

Vereadores das bancadas de oposição na Câmara deverão participar, nesta sexta-feira, do programa Conversa de Fim de Tarde, da RCC FM. Pretendem responder à acusação feita pelos representantes do Executivo Municipal de que agiram de forma irresponsável na rejeição do projeto que autorizaria o Executivo a contrair empréstimo para aquisição de máquinas e equipamentos para recuperação das estradas rurais. Entre seus argumentos, reclamam de pouco tempo para analisar a matéria.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.