Terça-feira, 04 de junho de 2013

No lugar certo…

Mais uma vez, uma condição que por diversas vezes foi motivo de lamentação por parte de algumas lideranças, que é a de fronteira nacional localizada muito longe do eixo físico do Poder, acaba sendo a principal razão para que Livramento seja beneficiada com investimentos, sobretudo de origem federal. Desta vez, o investimento foi anunciado oficialmente pela presidente Dilma: as cidades de fronteira devem receber dois super scanners para combate ao contrabando e pelo menos 15 câmeras de vigilância, que serão instaladas na área central para maior controle da segurança pública. Livramento está no lugar certo, na hora em que o Governo presta mais atenção às fronteiras, por causa da Copa do Mundo de Futebol.

Porta voz

A informação sobre a destinação dos equipamentos para Livramento foi dada pelo próprio presidente da Câmara de Vereadores, Dagberto Reis, em pronunciamento na Tribuna do Legislativo,  ontem: “Com certeza, é um investimento que vai ajudar muito no combate à criminalidade na cidade”, disse.

Junta, separa

A Cooperativa de Trabalhadores de Livramento-Coolivra vem dando resposta objetiva ao investimento feito pela Companhia Riograndense de Mineração-CRM, através do projeto social apresentado pela entidade santanense e selecionado em concorrência de apoio, realizada pela empresa estatal. Os recursos investidos pela CRM na Coolivra proporcionaram a qualificação das atividades, que vêm gerando significativo número de empregos. Um dos principais focos da cooperativa é o do reaproveitamento de material reciclável, em especial o PET. Os trabalhadores têm recolhido e beneficiado o plástico reaproveitável e produzido, entre outros artigos, coletores para a separação de lixo, que identificam cada tipo de lixo através de cores específicas e estão sendo instalados em diferentes pontos da área central, principalmente. Acompanhado por cooperados da entidade, o presidente da Coolivra, Luis Pedro Velasquez, fez recentemente a colocação de mais um jogo de lixeiras para coleta seletiva, desta vez na rua Salgado Filho, onde está instalada a Câmara Municipal, a escola General Neto e a escolinha infantil Joca Paiva, entre outras organizações. O presidente da Câmara, Dagberto Reis, acompanhou a instalação dos coletores de lixo.

Força das frutas

Apesar de ter praticamente abandonado – pelo menos oficialmente – sua vocação para a fruticultura, em especial em relação aos citros, Livramento continua com prestígio no setor. O secretário municipal de Agricultura, Carlinhos Fernandes, foi eleito vice-presidente do Comitê de Fruticultura da Metade Sul. Empolgado, ele já avisou: Livramento voltará a investir com força nesse segmento de grande potencial econômico para a produção local.

Pena “di maior”

O presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, reafirmou ontem, em audiência pública no Senado Federal, que a entidade é contrária à proposta de redução da maioridade penal no Brasil.

Nomes

Por alguma razão, a Administração Municipal preferiu colocar panos quentes no episódio da perda de prazos para a compra do arco cirúrgico para o hospital Santa Casa, com recursos oriundos do Governo do Estado. Demitida a ex-secretária Érika Zannini, fica como encerrado o assunto, especialmente porque o prefeito Glauber Lima rapidamente se mobilizou para conseguir outra verba com a mesma finalidade – no que, com certeza, terá sucesso. Mas alguém errou no processo da licitação com a verba perdida, mesmo que seja pela simples ação de “permitir” um erro de alguém que tentava melhorar a aplicação do recurso. Supostamente, o problema teria ocorrido na troca das características do arco cirúrgico pretendido, “depois” que o processo havia sido iniciado. Esses nomes não vão aparecer?

Qualidade

Problemas de buracos em ruas recém recapeadas começam a preocupar: quem é responsável pela manutenção?

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.